ArtigosPAT

Afinal, você sabe o que é TPU?

TPU, é a revolução em solado dos calçados de segurança. Entenda porquê.

 

O poliuretano termoplástico, mais conhecido como TPU, é um elastômero termoplástico derivado de uma mistura de polímeros ou compostos que, acima de sua temperatura de fusão, pode ser moldado e transformado em produto final.

Comercializado em grânulos e processado pelas técnicas usuais de termoplásticos (injeção, por exemplo), o TPU possui características excepcionais que aliam elasticidade, durabilidade e conforto sob as mais diversas temperaturas. É resistente à abrasão, impacto, rasgos, enroscamento, óleo, graxa e tem boa capacidade de recuperação elástica, sendo aplicável em setores diversos, por exemplo das indústrias automotivas às eletrônicas.

Mas onde entra o TPU quando o assunto é calçado? Esta tecnologia é utilizada em calçados de alta performance, bem como em solados esportivos com diferentes graus de dureza, cores variadas ou transparentes, além de modelos femininos. Uma curiosidade com relação ao TPU é que ele compõe os materiais externos das botas de esqui e patins de hóquei no gelo devido suportar baixas temperaturas.

Hoje, o TPU já está disponível também para a fabricação de calçados de segurança bidensidade e é oferecido pela Safetline. Além de maior maciez em relação ao PU encontrado no mercado, o TPU apresenta uma propriedade de aderência superior a qualquer outro material, garantindo o uso ideal para todos os tipos de piso. Reconhecido por sua função antiderrapante e mais resistente a corte, possui inúmeras vantagens durante seu ciclo de produção.

Mas o TPU irá substituir o PU? Ambas as matérias-primas têm aplicações e métodos de produção diferentes. Por isso, o TPU é indicado para tarefas que necessitam de maior aderência e risco de desgaste, ou ainda nos segmentos alimentício, farmacêutico e hospitalar, devido à sua resistência a microrganismos e baixas temperaturas.

Lançado no início de 2013 pela empresa Safetline, para calçados de segurança, o TPU já é responsável por uma quebra de paradigmas no mercado nacional. Diferentemente do grande intervalo de tempo que estamos acostumados a esperar entre lançamentos internacionais e sua chegada ao Brasil – como no caso das biqueiras de composite, que demoraram cerca de quinze anos para serem fabricadas aqui – a rápida absorção do TPU confirma o interesse do setor por novas tendências e inovação, aumentando seu leque de possibilidades.

Afinal, em uma época de grandes mudanças no mundo em tempo recorde, é preciso se adaptar e oferecer ao mercado alternativas relativas à tecnologia, design e produtividade, por isso a Safetline é considerada uma empresa de vanguarda em calçados de segurança, uma vez que é exclusiva no Brasil na produção desse solado que é considerado uma revolução no setor.

 

Pedro Engler,

Especialista em Marketing

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close