Segurança patrimonial e eletrônica

Viridi Technologies, VIVO Empresas e Schneider Eletric criam solução de Internet das Coisas para reduzir consumo de energia

Solução IoT direcionada para médias e grandes empresas possibilita uma previsibilidade maior na fatura e um gerenciamento mais eficiente sobre os principais pontos de consumo de energia

Em uma iniciativa pioneira, as empresas Viridi Technologies, VIVO Empresas e Schneider Eletric firmaram uma parceria para lançar uma nova solução para monitorar o consumo de energia baseada em IoT (Internet das Coisas). Neste negócio, a Viridi passa a ser o braço de serviços e a Schneider Eletric será a responsável pela tecnologia. Enquanto isso, a VIVO Empresas comercializará o produto no mercado.

O Vivo Eficiência Energética – solução inédita no setor de Telecom – oferece às empresas melhoria operacional, automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, garantindo melhor gestão dos gastos e previsibilidade na fatura, além de autonomia no monitoramento e gerenciamento dos equipamentos em tempo real e remotamente de qualquer lugar do mundo.

O serviço foi desenvolvido junto com a Schneider Electric e Viridi Technologies, especialistas nesse seguimento, com foco em empresas de vários setores, como bancos, varejo e hotéis. A Vivo fez um piloto do novo serviço no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, capital paulista –, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Em cinco meses, o Hotel apresentou uma economia de 12% nas suas contas de energia. A redução no consumo pode variar dependendo do uso, tamanho e das características do imóvel.

A Vivo tem a tecnologia de IoT no centro de sua transformação digital, especialmente para o segmento corporativo. A estratégia de negócio em IoT da companhia, no Brasil, está focada no incremento da conectividade para oferta de soluções fim-a-fim que incluem dispositivos cada vez mais modernos, novas plataformas e inteligência à serviço das pessoas por meio do uso de Big Data. “A Vivo vem direcionando seus esforços para a captação das informações das coisas conectadas no intuito de transformá-las em insights de negócios para os seus clientes”, explica o diretor de Marketing e Produtos B2B, Ricardo Hobbs.

“Temos uma ótima expectativa em relação a essa solução. Além de um aumento de receita significativo para 2018, estamos projetando um reconhecimento importante pela efetividade em serviços e suporte em eficiência energética. Para nós, será um passo importante, por fazermos parte desta solução pioneira e viabilizarmos a automação predial para todos os setores e empreendimentos, contribuindo para um mundo melhor e mais eficiente”, explica Igor Nakamura, diretor comercial da Viridi Technologies.

Para atender a necessidade do projeto, a Viridi está planejando aumentar a equipe em 30% e criar uma célula exclusiva para atendimento ao Smart Energy. “Seremos precursores, juntamente com a VIVO e Schneider Eletric , numa solução que o mercado já está olhando como necessidade primária, até mesmo devido ao período de crise que o país vive. Com este projeto, proporcionaremos eficiência energética e eficiência operacional para as empresas”, acrescenta.

O Vivo Eficiência Energética é oferecido em duas versões. O pacote inicial, entre outros benefícios, atua na medição em tempo real do uso de energia, na climatização e iluminação. O pacote avançado inclui atuação diretamente na automação sobre os principais pontos de consumo por meio da utilização de sensores e equipamentos nos ambientes. O serviço já está disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

Sobre a Viridi Technologies

Empresa do Grupo A5 Solutions, a Viridi Technologies oferece um portfólio completo de soluções de eficiência energética. Sua linha de produtos inclui sistemas de monitoramento de energia, automação predial, central de água, projetos de iluminação inteligente, comunicação unificada, segurança eletrônica, detecção de incêndio, além de peças e equipamentos de reposição para automação predial.

As soluções são focadas na redução do consumo de energia e custos operacionais, valorização do empreendimento, medição e acompanhamento da eficiência, definição estratégias de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Desenhadas para shopping centers, data e call centers, edifícios comerciais, universidades, hospitais e laboratórios farmacêuticos, as soluções Viridi Technologies estão instaladas em diversos clientes como Multiplan, Sesc, Uninove, John Deere, Telefônica, Algar, OAB, TIM, Meliá HOles e Resorts, Instituo do Câncer do Estado de São Paulo, entre outros. Para saber mais sobre nós, acesse: http://www.viriditechnologies.com.br/#viridi

Sobre a Schneider Electric

A Schneider Electric é especialista mundial em gestão de energia e automação. Com receita de 25 bilhões de euros em 2016, a companhia possui mais de 160 mil funcionários e atende clientes em mais de 100 países, ajudando-os na gestão e processos de energia para que seja segura, confiável, eficiente e sustentável. Desde o mais simples switche até sistemas operacionais complexos, a Schneider Eletric melhora a forma como seus clientes gerenciam e automatizam suas operações com tecnologia, softwares e serviços. Com a estratégia de negócio Life Is On, as tecnologias conectadas da Schneider Eletric remodelam indústrias, transformam cidades e enriquecem vidas. www.schneider-electric.com.br

Sobre a Telefônica Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,6 milhões de acessos (2T17). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura.

A empresa está presente em 3,9 mil cidades, sendo mais de 3,8 mil com rede 3G e mais de 1,6 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 74,3 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (30,7%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T17).

Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 346,2 milhões de acessos, 126,4 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2016.

http://www.segs.com.br/info-ti/91246.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close