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‘Dezembro laranja’ chama a atenção para o câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia aproveita o mês de dezembro para chamar a atenção das pessoas para o câncer de pele. A doença corresponde a cerca de 1/3 dos diagnósticos de câncer no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano registrados pelo Instituto Nacional do Câncer. Ela pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.

Para ajudar a população, no próximo sábado (2), em todo o Brasil, vai ser realizado um dia de atendimento e esclarecimento sobre a doença. Estão programados mutirões de exames preventivos gratuitos em aproximadamente 130 postos de atendimento, de quase todos os estados brasileiros. Só em Minas Gerais, serão onze postos de atendimento de nove cidades. A ação marca o início da campanha “Dezembro Laranja”.

Para participar, o interessando deve comparecer a um dos postos de atendimento que fazem parte da mobilização, que será atendido por ordem de chegada.

A campanha

Segundo a SBD, desde a implantação da campanha, em 1999, foram atendidas mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.

Com o slogan “Se exponha mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção. A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 15. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook, Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam sobre a incidência o câncer da pele.

 

http://hojeemdia.com.br/horizontes/dezembro-laranja-chama-a-aten%C3%A7%C3%A3o-para-o-c%C3%A2ncer-de-pele-1.575969

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