Segurança patrimonial e eletrônica

Vai viajar nas férias?

A sonhada viagem de férias chegou? Já começou a fazer as malas? É importante agora prestar atenção na segurança da casa.

Como diz o dito popular, “casa vazia atrai ladrões”, não é mesmo? Sim, as casas que ficam vazias durante as férias costumam se tornar muito atraentes para ladrões.

Você já deve saber que é preciso tomar algumas providências antes de viajar. Mas, hoje em dia, aquelas medidas que se tomava antigamente podem não ser suficientes para proteger sua casa. Novas precauções estão sendo recomendadas por especialistas em segurança, para evitar roubos.

Cuidados com a segurança da casa

  1. Uma das primeiras providências que você deve tomar é pedir a um vizinho ou amigo para recolher correspondências ou jornais que possam ficar acumulados na frente da sua casa ou no jardim. Se morar em um edifício, sua tarefa será mais fácil, é só pedir para o porteiro ou síndico para guardar o que chegar pelo correio. Assim sua casa não dará sinais que está desocupada.
  2. Não deixe as luzes acesas. Esqueça o conselho que já ouviu sobre deixar luzes acesas na sua casa durante todo o período de férias. O efeito pode ser o contrário do que imagina. Quem vê as luzes acesas, durante o dia e à noite, chega à conclusão rapidamente de que a casa está vazia. A ausência de moradores é um convite para uma visita indesejada.
  3. Deixe a chave com um amigo ou vizinho, alguém em quem você confie, para que vá fazer uma inspeção na casa, se não todos os dias pelo menos duas vezes por semana. Isto para verificar se está tudo em ordem.
  4. Tranque as portas internas dos quartos, para dificultar o acesso, caso alguém consiga forçar a porta da frente. Se morar em uma casa, coloque tranca interna nas janelas.
  5. Avise os porteiros ou seguranças do seu prédio sobre sua viagem. Não autorize nenhuma visita durante sua ausência. No caso de uma emergência no edifício ou sistema de alarme na casa e ele for acionado, deixe um telefone de alguém que possa atender e tomar as providências necessárias.
  6. Retire das tomadas os equipamentos eletrônicos. Um eventual acidente com sobretensão elétrica pode afetar os aparelhos desligados, mas plugados na energia. A sobretensão pode ser provocada por raios, que se propagam pela rede de distribuição de energia, atingindo as residências. Os cabos de telefone, do modem de internet e roteadores, também devem ser desconectados. Além da prevenção de acidentes, desplugar os aparelhos eletroeletrônicos, como rádio-relógio, micro-ondas, etc., pode representar economia de energia elétrica, porque mesmo desligados estão consumindo energia. Se for ficar mais de 30 dias fora, vale a pena desligar a geladeira. Se apenas a geladeira ficar ligada, o consumo mensal vai cair bastante, principalmente se ela ficar ligada na intensidade mínima.
  7. Se quiser deixar uma lâmpada acesa, instale um temporizador, que pode ser programado para acender e apagar uma lâmpada na hora desejada. Assim, é possível economizar energia e não dá sinais externos de que a casa está vazia. Uma lâmpada de apenas 40W consome 28,8 kWh por mês.
  8. Não comente sobre sua viagem com estranhos
  9. Se tiver um jardim, peça para alguém vir colocar água nas suas plantas. Ao mesmo tempo a pessoa vai fazer uma checagem para verificar se está tudo em ordem.
  10. Se tiver um cofre com valores em casa é preferível que os transfira para um cofre bancário.
  11. Qualquer pessoa que for ficar com as chaves da sua casa deve ser de absoluta confiança. Não deixe chaves embaixo do tapete da entrada ou em vasos próximos à porta. Também não deixe na fechadura por dentro. Os profissionais do roubo sabem encontrar as chaves facilmente, além de dominarem as técnicas de derrubar uma chave e puxá-la por baixo da porta.
  12. A campainha pode ser desligada. Se ela não toca, qualquer suspeito vai ficar na dúvida se é apenas um defeito da campainha ou se a casa está vazia.
  13. Colocar um cadeado do lado externo do portão é demonstração de que os moradores não estão em casa.
  14. Se sua casa tiver alarme, avise os vizinhos sobre a existência do equipamento.
  15. – Se possível, instale dispositivos de segurança, como alarmes, sensores de presença, reforço à tranca normal de janelas e portas. Teste periodicamente alarmes sonoros e/ou luminosos
  16.  Cuidado com a instalação de exaustores e aparelhos de ar condicionado, pois este pode ser um ponto vulnerável em sua casa.
  17. – Cuidado ao parar em frente a sua residência, especialmente quando for abrir o portão ou descarregar seu veículo após uma viagem – certifique-se ANTES de não haver ninguém suspeito próximo.

 

https://www.seguroviagem.org/vai-viajar-nas-ferias-30-dicas-para-seguranca-da-casa-e-do-pet/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close