PAT

Especialistas alertam para riscos e como evitar choques elétricos em obras

Usar equipamentos de segurança e manter distanciamento da rede são importantes.

Os trabalhadores da construção civil, que atuam em obras, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, devem ficar atentos quanto aos riscos de choques ou descargas elétricas. A preocupação deve ser redobrada, principalmente quando o serviço é feito bem próximo à rede de energia.

O especialista em segurança do trabalho, Eduardo Cardoso, afirma que o uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório e indispensável em qualquer obra e que em alguns casos, é importante até o desligamento da rede para evitar choques. “O trabalhador dever ficar atento em relação ao contato com objetos e fios, pois quando ocorre algum acidente, a pessoa pode ficar com sequelas graves ou até morrer”, disse.

A concessionária de energia afirma que qualquer construção, seja de um, dois ou mais andares, deve ter uma distância mínima de pelo menos 2 metros da rede de energia. “Caso alguém queira construir e verificar que aquela distância não vai ser obedecida, deve solicitar a concessionária que faça o deslocamento ou afastamento da rede do seu prédio”, explica o executivo de serviços de rede, Danilo Almeida.

A falta de atenção próximo da rede elétrica, por menor que seja, sempre causa consequências graves e pode levar a morte. Nos fios de alta tensão, por exemplo, a potência nos cabos é de 13.800 volts. Para especialistas, a tensão é considerada muito alta para qualquer material, seja ele condutor ou não. Um cabo de ferro, de madeira, qualquer outro tipo de material que não seja propriamente isolado para esse tipo de tensão, conduz corrente elétrica.

 

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/especialistas-alertam-para-riscos-e-como-evitar-choques-eletricos-em-obras-em-santarem.ghtml

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close