PATSaúde Ocupacional

DICA: como fazer uma análise ergonômica adequada?

A implantação de inúmeras medidas relativas à segurança e saúde do trabalho podem ser estratégicas para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e cumprimento pela empresa das normas legais.

No que se refere à ergonomia, é a partir da análise ergonômica que se torna possível avaliar as possíveis relações existentes entre as condições de trabalho e quadros de doenças, acidentes e produtividade do trabalhador, tudo conforme determina a NR-17.

E na hora de fazer essa análise, dois aspectos são fundamentais:

  1. A análise de situações de trabalho: definição de quais são as principais demandas a serem analisadas, com a observação de atividades realizadas e meios disponíveis para sua execução, além do diagnóstico por posto de trabalho; e
  2. A projeção e implementação de plano de ação, a partir do diagnóstico feito, que tenha como objetivo a melhoria das condições de trabalho, tanto sob a ótica da produção, quanto da saúde do trabalhador.

Independente do porte da empresa e do número de funcionários, a aplicação da NR-17 é obrigatória. E é importante que as empresas estejam atentas quanto à fiscalização, que deverá aumentar, uma vez que as condições de exposição dos trabalhadores a fatores de possível adoecimento e acidente, devem ser informadas no eSocialinclusive no que se refere à ergonomia.

 

http://alecconsultoria.com.br/dica-como-fazer-uma-analise-ergonomica-adequada/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close