ArtigosPAT

O papel do engenheiro especializado em segurança e saúde do trabalho.

O engenheiro especializado em segurança e saúde do trabalho possui papel fundamental nas empresas de todos os portes e setor. Isso porque, possui a responsabilidade de reduzir ou eliminar as chances de acidentes em ambiente profissional, zelando pela saúde e integridade do trabalhador, bem como pela regularidade das empresas no cumprimento de normas específicas e relativas ao tema, examinando instalações, materiais e processos, fornecendo instrução à companhias quanto à segurança e higiene, e ministrando treinamentos aos funcionários.

Além disso, apenas ele poderá gerenciar um programa completo de gestão da segurança e saúde do trabalho, cujo objetivo é avaliar, melhorar e implementar medidas preventivas contra acidentes, através da gestão efetiva de riscos. Trata-se de método lógico para o estabelecimento de objetivos, composto pelas etapas de planificação, desenvolvimento, implementação e ajustes, assegurando que:

  • Sejam estabelecidas as políticas de segurança e saúde do trabalho;
  • As medidas de prevenção e proteção sejam levadas a efeito de modo eficaz;
  • Trabalhadores e gestores sejam envolvidos nos processos e cumprimento das medidas e ações, conforme seus níveis de responsabilidade;
  • Seja revertido à empresa o investimento no programa pela extinção ou diminuição do número de acidentes e doenças laborais.

Portanto, esse tipo de serviço é benéfico para a empresa que pretende cumprir com a legislação e colaborar com comunidade na qual está inserida, protegendo trabalhadores dos riscos do trabalho e, consequentemente, melhorando sua visibilidade no mercado.

 

http://alecconsultoria.com.br/o-papel-do-engenheiro-especializado-em-seguranca-e-saude-do-trabalho/

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close