PATSaúde Ocupacional

Ministério do Trabalho: afastamento do trabalho por doenças mentais é subnotificado

Transtornos mentais como estresse, depressão, ansiedade, distúrbios musculares como a LER- Lesão Por Esforço Repetitivo -, quedas em altura durante o exercício da atividade profissional são os principais focos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançada nessa quarta-feira (4).

As ações do Ministério do Trabalho, de conscientização sobre como evitar esses acidentes, vão se estender até novembro, por todo Brasil.

Serão divulgadas cartilhas sobre manutenção de fachadas, condições seguras do trabalho em altura e adoecimento. Também serão distribuídos cartazes, banners e folhetos sobre os temas.

No ano passado, foram concedidos quase 200 mil benefícios a trabalhadores que precisaram se afastar das atividades profissionais, por mais de 15 dias, devido a algum problema de saúde decorrente da atividade laboral.

Mas, desse universo de afastamentos, pouco mais de 5 mil foram devido ao adoecimento mental. Segundo o Ministério do Trabalho, existe uma subnotificação desse tipo de doença laboral.

O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, detalha por quais motivos a pasta decidiu focar a campanha deste ano nos adoecimentos e nas quedas.

Com a campanha, o Ministério do Trabalho pretende diminuir as quedas em altura. Apesar de não serem comuns, elas muitas vezes são fatais.

Em 2017, foram 161 mortes decorrentes desse tipo de acidente, que representa 15% do total de óbitos registrados no exercício das profissões.

A diretora do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, Eva Patrícia Pires, explica as perdas decorrentes das quedas durante a atividade laboral.

Segundo o Ministério do Trabalho, na maioria das vezes os acidentes ocorrem quando as normas de segurança são desrespeitadas.

Então, a Campanha de Prevenção vem justamente para reforçar as medidas e evitar esse tipo de transtorno.

 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-04/ministerio-do-trabalho-afastamento-do-trabalho-por-doencas-mentais-e

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close