EventosPAT

Porto recebe conferência europeia dedicada ao vestuário de proteção

Ao longo de três dias, a cidade do Porto será palco da oitava edição da Conferência Europeia sobre Vestuário de Proteção, que se realiza entre 7 e 9 de maio no Sheraton Porto Hotel and Spa. O evento irá reunir em Portugal diversos players da indústria do vestuário de proteção vindos de toda a Europa.

Organizada pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil Vestuário Portugal) em associação com a Sociedade Europeia de Vestuário de Proteção (ESPC), a Federação das Associações de Bombeiros da União Europeia (FEU), o Instituto para a Segurança (IFV) e a Federação Europeia de Segurança (ESF), esta conferência destina-se a pesquisadores, designers, fabricantes, compradores, especialistas em saúde e segurança e fatores humanos, autoridades públicas (compras) e utilizadores finais.

O evento pretende, revela a organização, “ser uma plataforma para divulgar, trocar e discutir os resultados da pesquisa, desenvolvimento de projetos e programas de implementação relacionados com o vestuário de proteção, com um forte foco na proteção e bem-estar do utilizador, instalando um diálogo entre indústrias e organizações académicas”.

Durante a conferência, serão abordadas temáticas como eletrónica integrada/têxteis inteligentes, segurança de produto, ergonomia, conforto, sustentabilidade, aspetos regulatórios. Assim, ao longo do evento, que terá o inglês como idioma, os participantes poderão assistir às seguintes sessões: Proteção Contra Contaminantes; Novos Métodos e Padrões; Performance Térmica; Novos Materiais, Funcionalizações e Tecnologias; Proteção Desportiva e Médica; Ergonomia e Conforto; Seleção, utilização segura, manutenção e ciclo de vida; Sistemas termorregulatórios para roupas de proteção; e Sistemas inteligentes e wearables para roupas de proteção.

Um dos dias do evento, 8 de maio, será especialmente dedicado às necessidades dos bombeiros, um dia temático que tem como o objetivo “despoletar a interação entre os utilizadores finais e os cientistas”. Ao abrigo desta temática, terão lugar as sessões Combate a incêndios florestais; Abordagem de Têxteis e Sistemas; Proteção contra Contaminantes e Materiais Perigosos; e Tecnologias inteligentes e cuidados e manutenção. Este dia, é especialmente interessante para os parceiros industriais, explica a organização, avançando que estes “podem beneficiar desta iniciativa para desenvolver produtos mais específicos com base nas necessidades funcionais dos seus utilizadores”.

 

http://pt.fashionnetwork.com/news/Porto-recebe-conferencia-europeia-dedicada-ao-vestuario-de-protecao,970866.html#.WuHlRYjwbIU

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close