Emily SobralPAT

Justiça condena empresa de seguro por dano moral, que chamou empregada de galinha caipira

Se não fosse tão ultrajante, seria até engraçado. Mas, evidentemente, não podem ser divertidas as atitudes que ofendem, inferiorizam e amedrontam um ser humano, especialmente no ambiente laboral.

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

O local de trabalho pode ser leve, amigável e feliz, sem ser desrespeitoso, não é? Isso foi demonstrado pela sentença dada, no final do mês passado, pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), obrigando uma empresa de seguros a indenizar sua funcionária que foi chamada de “galinha caipira” e “catita” no escritório, em João Pessoa. O valor da indenização é de R$ 20 mil, concedida por danos morais e assédio moral. Contratada para desempenhar a função de corretora, vendendo seguros e outros produtos de um grupo bancário, a empregada alegou que seu ambiente de trabalho era o mesmo que o de qualquer outro funcionário do banco, isto é, dentro da agência. A empresa nega que houvesse ocorrido a chacota à funcionária dentro de suas instalações., com condutas que denigram a imagem dos seus funcionários. Entretanto, a vítima apresentou uma testemunha, que informou que nas reuniões da empresa, eram ditas palavras pejorativas e ofensivas aos empregados que não atingiam as metas. Além disso, contou que ouviu o superintendente e o gerente chamarem a funcionária de “catita”.

Quer dizer que funcionária que não atinge a meta de vendas passa a ser galinha caipira? Sujeitinhos infelizes, não? Assim como um presidiário político e famoso repete que foi condenado sem provas, a empresa defendeu-se alegando que não há provas das condutas imorais contra a funcionária. Infelizmente, ainda cabe recurso ao processo. Esperamos que as instâncias superiores mantenham a condenação para essa empresa que é tão ‘engraçadinha’…

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close