EventosPAT

Jardim Botânico de Bauru promove palestra sobre Arquitetura Ecológica e Biologia da Construção

A Secretaria do Meio Ambiente, através do Jardim Botânico, promove na próxima semana, a palestra e vivência “Arquitetura Ecológica e Biologia da Construção: princípios da arquitetura saudável e biológica em projetos”.

A palestra será realizada no dia 1/9, 9h às 12h, para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura e será ministrada pelo arquiteto e urbanista Welton Santos. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

A palestra abordará os aspectos históricos da arquitetura, do período neolítico à arquitetura ecológica contemporânea, o uso de monumentos pré-históricos e estruturas de rocha para o equilíbrio das frequências energéticas do solo (lithopuntura ou geopuntura), como as sociedades humanas se utilizavam da filosofia, por meio de critérios de observação e análise do ambiente para o desenvolvimento da Ciência “Terra Viva”, a importância da busca pelo equilíbrio na paisagem, por meio da utilização agrícola, criação, construção, materiais adequados, que proporcione bem-estar biológico nos ocupantes e melhor interação com o padrão do meio ambiente.

Ao final da palestra será realizada vivência em grupos pelo Jardim Botânico sobre a influência dos elementos naturais presentes na paisagem sobre os organismos vivos.

Após a vivência será realizada a entrega do projeto de Lithopuntura do Jardim Botânico de Bauru.

Sobre o tema

A construção e ocupação de espaços equilibrados com o meio que nos cerca é uma prática que data de 18 mil anos antes de Cristo, já realizada pelos Sumérios e Etruscos. Nossos ancestrais buscavam o equilíbrio com o ambiente como forma para combater moléstias, aumentar a fertilidade dos solos, melhoria da qualidade fertilidade nos rebanhos e plantações.

Para criar espaço, qualidade de vida, conforto na moradia dos seres humanos, também é necessária a investigação e o entendimento biológico do ambiente local e entorno sem impacto no sistema ambiental.

Na atualidade, a busca do equilíbrio nas habitações ou espaços para os seres humanos no meio ambiente biológico e saudável envolve diversas áreas do conhecimento, sendo mundialmente difundida e reconhecida como: Biologia da Construção (Alemanha), Geobiologia (Espanha, Inglaterra e França), Vastu Shastra (Índia); Arquitetura Ecológica (EUA, Canada e Suécia); e Arquitetura Verde (Itália e Suíça).

Serviço

Vagas: 50 pessoas

Dia: 1 de setembro de 2018

Horário: 9h às 12h

Local: Centro de Educação Ambiental Jardim Botânico de Bauru

Inscrições: pelo site do Jardim Botânico www.jardimbotanicobauru.com.br

Taxa de inscrição: R$ 10,00

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close