Leis e NormasSegurança patrimonial e eletrônica

IEC 62275: as abraçadeiras para instalações elétricas

A gestão de sistemas de cabos elétricos

A IEC 62275:2018 – Cable management systems – Cable ties for electrical installations especifica os requisitos para as abraçadeiras metálicas, não metálicas e compostas e seus dispositivos de fixação associados, usados para a gestão e o suporte de sistemas de fiação em instalações elétricas. Esta terceira edição cancela e substitui a segunda edição publicada em 2013. Esta edição constitui uma revisão técnica.

Esta edição inclui as seguintes alterações técnicas significativas em relação à edição anterior: consideração de dispositivos de fixação adesiva; referências normativas revisadas e atualizadas; definições modificadas para abraçadeiras metálicas e compostas; novas definições; aperfeiçoamento de procedimentos de ensaio; e novos valores para disposição típica de montagem de ensaio para dispositivos de fixação e para dispositivos de fixação integrados.

Atualmente, as montagens e instalações elétricas exigem cada vez mais a otimização dos processos e além disso, a redução do tempo demandado nessas tarefas também tem sido muito relevante em função da busca constante de maior produtividade com menor custo. Há uma linha de ferramentas para abraçadeiras e para outros produtos.

Para a aplicação de abraçadeiras, há ferramentas manuais que podem ser utilizadas em locais abrigados ou mesmo levadas à campo, ferramentas pneumáticas e elétricas, ambas indicadas para aplicações de abraçadeiras em larga escala. As ferramentas para abraçadeiras oferecem a possibilidade de regulagem da tensão mantendo a uniformidade dos apertos nas amarrações de chicotes de cabos, além de proporcionarem o corte rente à cabeça da abraçadeira, não deixando as costumeiras rebarbas que podem causar lesões aos usuários quando cortadas com alicates ou outros instrumentos não adequados.

FONTE: Equipe Target

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close