IncêndiosLeis e Normas

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Equipe Target

Alarme de incêndio e sinalização

A NFPA 72:2019 – National Fire Alarm and Signaling Code fornece as mais recentes provisões de segurança para atender às demandas em mudança de detecção, sinalização e comunicação de emergência da sociedade. Além do foco principal em sistemas de alarme de incêndio, o Código inclui requisitos para sistemas de notificação em massa usados para emergências climáticas; eventos terroristas; emergências biológicas, químicas e nucleares; e outras ameaças.

Abrange a aplicação, instalação, localização, desempenho, inspeção, ensaio e manutenção de sistemas de alarme de incêndio, sistemas de alarme de estação supervisora, sistemas públicos de alarme de aviso de emergência, equipamento de aviso de incêndio e sistemas de comunicação de emergência (emergency communications systems – ECS) e seus componentes. As disposições deste capítulo aplicam-se a todo o Código, salvo indicação em contrário.

Esse código é um avanço para o projeto e instalação de sistemas de alarme e sinalização de incêndio que pode ser feito por um treinamento de três dias de treinamento interativo em sala de aula desenvolvido pela NFPA. A instrução liderada por especialistas cobre a mudança do papel dos sistemas tradicionais de alarme de incêndio e como interpretar e aplicar a NFPA 72 de forma correta e eficiente. Ministrado por autoridades do setor, o treinamento é totalmente atualizado com base na edição de 2019 do NFPA 72 – Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização.

Além das novas tecnologias e das principais revisões do Código, o programa de treinamento, rico em atividades, abrange os mais recentes requisitos para circuitos – incluindo circuitos Classe N – e caminhos; unidades de controle de alarme de incêndio interconectadas; funções de controle de emergência; iniciar a identificação, espaçamento e posicionamento do dispositivo; sistemas de alarme de estação de supervisão; inspeção e ensaio de equipamentos; e outros tópicos.

Após a conclusão, você deve ser capaz de: projetar um sistema de detecção para um determinado cenário, identificar o dispositivo de inicialização apropriado para um determinado cenário e projete um sistema de detecção de incêndio apropriado para um determinado cenário e determinar o quão alto um alarme de incêndio deve ser para um determinado cenário. Quando a sinalização visual é necessária, deve-se determinar o tamanho e a localização dos dispositivos de notificação para um determinado cenário e projetar um sistema de notificação para um determinado cenário.

O Código permite listar as opções para fontes de alimentação secundárias, planejar o zoneamento e anúncio de um sistema de alarme, executar um cálculo de bateria, listar os principais requisitos para a energia primária e a proteção da energia primária e indicar o propósito de um cálculo de resistência de loop. Ensina também, declarar o propósito de um cálculo de queda de tensão, nomear os dois tipos principais de circuitos de alarme de incêndio que afetam os requisitos de fiação, listar os requisitos de interface para o recall do elevador e listar os requisitos de interface para o desligamento de energia do elevador.

Além disso, possibilitar planejar quando e onde detectores de fumaça ou detectores de calor podem ser necessários para diferentes cenários de elevadores, planejar as funções de controle de emergência para um determinado cenário e identificar os diferentes tipos de sistemas de alarme da estação de supervisão e como eles são comumente usados.

Por fim, permite listar pelo menos três motivos para sinalização externa, identificar os principais requisitos para conectar corretamente um transmissor de comunicador de alarme digital, identificar os principais requisitos para conectar corretamente um comunicador de IP, desenvolver um programa de manutenção de registros de acordo com os requisitos de código durante o trabalho e localizar os formulários e subformulários no código.

Esta edição traz atualizações importantes para os projetistas, instaladores, etc. – desde requisitos adicionais de ensaios para Energy Storage Systems (ESS), até novos requisitos para os ventiladores HVLS e detectores de fumaça por amostragem de ar. Em uma grande mudança no escopo, a NFPA 72 agora aborda a proteção de monóxido de carbono.

O material anteriormente disponível na NFPA 720 – Standard for the Installation of Carbon Monoxide (CO) Detection and Warning Equipment foi realocado na edição 2019 da NFPA 72. Requisitos críticos foram incorporados no Capítulo 17 para detectores de monóxido de carbono; Capítulo 14 para instalação, ensaio e manutenção; e Capítulo 29 para alarmes de monóxido de carbono – com uma quantidade significativa de informações adicionais.

Há um novo Anexo H e ocorreram outras alterações importantes que abordam a evacuação de ocupantes, áreas de refúgio e baterias VRLA.

As principais revisões dos requisitos para elevadores de acesso de serviço de incêndio e elevadores de evacuação de ocupantes (OEE) são coordenadas com as alterações feitas na norma ASME A17.1/CSA B44. Há um texto anexo adicionado para esclarecimento. As exigências extensamente revisadas para operação de evacuação de ocupantes (OEO) se coordenam com as novas melhores práticas e pesquisa de campo.

Além dos requisitos revisados para a área de refúgio (área de assistência de resgate), o Capítulo 24 agora inclui requisitos para sistemas de comunicações de escadas, sistemas de comunicações de aterrissagem de elevadores e sistemas de comunicações de lobby de elevador de evacuação de ocupantes. O Capítulo 14, Inspeção, Ensaio e Manutenção agora incorpora baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (valve-regulated lead-acid – VRLA).

Novas atualizadas e definições trazem a NFPA 72 atualizada com as tecnologias atuais. Por exemplo, os termos strobe, light e visible são alterados para appliance de notificação visual, reconhecendo o uso de produtos LED que podem ser usados para alarme de incêndio. Dessa forma, a edição de 2019 da NFPA 72 é um recurso imprescindível para todos os envolvidos no projeto, instalação, inspeção e manutenção de alarmes de incêndio.

FONTE: Equipe Target

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close