Mercado e tecnologiaSegurança patrimonial e eletrônica

Associação Brasileira de Internet Industrial nasceu e tem sede em Joinville

Com mais de 50 integrantes, de startups a companhias globais, a ABII vem contribuindo para acelerar o desenvolvimento de fábricas, produtos e processos inteligentes no país

O mundo está vivendo o limiar da quarta revolução industrial (Indústria 4.0) gerando fábricas (Smart Factories), produtos (Smart Products) e processos cada vez mais inteligentes (Smart Logistics). A Internet Industrial é um dos vetores para a criação de um novo tipo de manufatura com um uso pesado de sensores dentro da chamada Internet das Coisas, mas também produção automatizada e análise de grandes volumes de dados na nuvem, abordagem que é conhecida como Indústria 4.0.

Uma das mais importantes entidades voltadas para inovação e tecnologia nasceu em Joinville em agosto de 2016 e mantém sua sede na cidade: a Associação Brasileira de Internet Industrial, ABII, que atua com o objetivo de promover o crescimento acelerado e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. A associação é signatária do Acordo de Cooperação com o Industrial Internet Consortium – IIC, criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel e foi fundada por iniciativa de três catarinenses: Pollux, FIESC/CIESC e Embraco.

Com mais de 50 empresas associadas, de startups a companhias globais como Embraer, Porsche, TOTVS e Keyrus, a ABII fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, além da realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

O funcionamento da ABII está organizado em grupos de trabalho e forças tarefa, constituindo-se em um fórum para compartilhamento de ideias, melhores práticas, lições e insights. Uma das principais iniciativas é a realização de testbeds, experimentos controlados nos quais soluções de Internet Industrial são desenvolvidas e testadas em um ambiente que simula condições do mundo real e exploram o uso de tecnologias novas e existentes funcionando conjuntamente em um cenário inédito. Testbeds bem-sucedidos são um grande estímulo para a disseminação da solução na indústria.

Em 2019, um dos encontros nacionais da ABII será em Joinville, reunindo uma parcela significativa de empreendedores e executivos brasileiros que desenvolvem soluções de internet industrial.

 

 

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/nosso-vale-do-silicio/noticia/2018/11/28/associacao-brasileira-de-internet-industrial-nasceu-e-tem-sede-em-joinville.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close