PATSaúde Ocupacional

Sistema auditivo também precisa de proteção

Por OCP News

Ouso do EPI (equipamento de proteção individual) é muito importante para a proteção do trabalhador, evitando danos à saúde.

Quando o local de trabalho possui grande intensidade de barulho, utiliza-se o EPI de proteção auditiva, pois o sistema auditivo é muito sensível e importante.

Esses equipamentos de proteção reduzem a intensidade do ruído para um nível mais aceitável, sem eliminar totalmente o som, permitindo que o trabalhador se comunique e ouça o que acontece ao seu redor.

A relação entre o tempo exposto ao ruído e a intensidade desse som é a causa da perda auditiva induzida por ruído (PAIR). O limite permitido por lei é de 85 decibéis em uma jornada de trabalho de oito horas.

Existem diferentes tipos de protetores auriculares que são classificados pela sua eficiência em reduzir o nível de ruído. Cada empresa fornece o EPI adequado para cada setor, sendo importante o treinamento de como usar e os cuidados com a higienização.

Quando não é feito o uso do equipamento de proteção, a pessoa pode ter uma perda auditiva total ou parcial, acarretando em dificuldade na comunicação, zumbido, isolamento, aumento do volume da TV e estresse.

Para se ter o diagnóstico da perda auditiva é realizado o exame de audiometria, que avalia se o indivíduo possui dificuldade na audição.

Cuide da sua audição! Usar o EPI e fazer repouso acústico após um período de tempo exposto ao ruído pode protegê-la.

Por Bruna Duarte – Fonoaudióloga CRFa3-10635

Aguardamos a sua visita!

Centro Auditivo Jaraguá.

http://www.caj.com.br

 

Fonte: OCP News

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close