EventosPAT

Jaqueta infantil para colorir é a vencedora do Desafio Tyvek® Builders da DuPont

Protótipo criado por estudantes do Senai une roupa e brincadeira em um só produto; mochila regulável e jaqueta que vira saco de dormir também foram premiadas

São Paulo (SP) – Uma jaqueta infantil com estampas, cores e desenhos criados pela imaginação da criança. Essa foi a ideia campeã da terceira edição do Concurso Cultural Tyvek® Builders, da DuPont, que incentiva empreendedores a criar produtos inovadores com a marca líder em nãotecidos.

 

O projeto vencedor foi idealizado por quatro alunas do curso de Técnico em Vestuário do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “É uma jaqueta inicialmente branca que pode ser customizada pela própria criança. O Tyvek® permite receber tinta, canetinha, giz, lápis de cor. Depois, pode ser lavado para uma nova brincadeira. O limite é a imaginação”, afirma a estudante Erica Macedo Dionizio, 18 anos, integrante do grupo campeão.

A segunda colocação ficou com uma mochila regulável que, ao mesmo tempo em que é capaz de carregar grandes objetos, pode ser dobrada quando não está em uso. O terceiro lugar ficou uma jaqueta que vira saco de dormir.

Os três primeiros colocados foram premiados com 100 m, 70 m e 50 m de Tyvek®, respectivamente, além de três sessões de mentoria oferecida pela iniciativa Empreendedores Compulsivos, parceira do desafio. Os outros seis finalistas receberão mentoria coletiva para dar sequência a seus projetos. Cada um dos nove finalistas ganhou, ainda, dois ingressos para a Campus Party Brasil 2019.

A cerimônia de premiação foi realizada em dezembro, em São Paulo. Durante o evento, os nove finalistas tiveram que “vender” suas ideias a uma banca com cinco especialistas da área, que decretaram os três vencedores. No total, 71 projetos inscritos pelo site tyvek.builders. O concurso contou com uma série de etapas, incluindo um hackaton (maratona de inovação), em novembro, para dar vida a seus projetos, mostrando as infinitas possibilidades de aplicação do material.

Oportunidade e potencial

“O Tyvek® tem uma capacidade de se retrair que não encontrei em nenhum outro material. Além disso, é leve e impermeável, mais duas características essenciais que tornaram meu projeto possível”, diz a diretora de arte Mariana Cristal Hui, 33 anos, idealizadora da mochila regulável. O protótipo, mais alongado que uma mochila comum, é capaz de se expandir para carregar objetos grandes, como skates e tapetes de ioga. Após o uso, o produto pode ser dobrado, ocupando espaço mínimo.

“O concurso foi muito produtivo porque nos deu a oportunidade de colocar a mão na massa, de materializar tudo o que pensamos e idealizamos”, afirma Alexandre Carneiro Sarayedine Testa, 22 anos, que faz parte do grupo de estudantes de arquitetura da FAAP que idealizaram a jaqueta que vira saco de dormir – que nasceu de um projeto social e, agora, pode atingir patamar comercial. “Pretendemos investir mais tempo e energia para levar isso para a frente porque acreditamos no potencial do produto.”

“Nosso principal objetivo com o concurso é exatamente esse: ajudar esses empreendedores a colocar suas ideias não só no papel, como também no mercado”, afirmou Bruno Bezerra, Líder de Safety & Construction para a América Latina. “Dessa forma, incentivamos a inovação dentro da economia criativa e a adoção do DuPont™ Tyvek®, marca líder em nãotecidos e mundialmente reconhecida.”

Tyvek® é um material leve, de longa vida útil, não rasga, é resistente à água, 100% reciclável e pode ser aplicado em substituição a papel ou tecido. Essa combinação permite a suas aplicações durabilidade, resistência a condições climáticas extremas e facilidade de utilização. O material é reconhecido mundialmente no mercado na confecção de roupas de proteção química de trabalhadores.

Sobre a Divisão de Produtos Especializados DowDuPont

A Divisão de Produtos Especializados DowDuPont, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder mundial em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseados em tecnologias que ajudam a transformar indústrias e a vida cotidiana das pessoas. Nossos funcionários aplicam ciência e experiências diversas para ajudar os clientes a desenvolverem suas melhores ideias e oferecerem soluções essenciais em mercados-chave, incluindo eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, segurança alimentar e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende separar a divisão de Produtos Especializados em uma empresa independente, de capital aberto.

Mais informações podem ser encontradas www.dow-dupont.com.

Fonte: 2PRÓ Comunicação  www.2pro.com.br

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close