IncêndiosLeis e Normas

NFPA 30: Código de líquidos inflamáveis e combustíveis

Equipe Target
Código de líquidos inflamáveis e combustíveis
A NFPA 30:2018 Flammable and Combustible Liquids Code aplica-se ao armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo resíduos líquidos, conforme definido e classificado nessa norma. Esse código é recomendado para uso como base para regulamentações legais. Suas disposições têm a intenção de reduzir o risco de forma coerente com a segurança pública, sem interferência indevida na conveniência e na necessidade pública de operações que exijam o uso de líquidos inflamáveis e combustíveis. A conformidade com este código não elimina todos os perigos no uso de líquidos inflamáveis e combustíveis.
Este código não se aplica a qualquer líquido que tenha um ponto de fusão de 37,8 ° C (100 ° F) ou mais. Os líquidos sólidos a 100 ° F (37,8 °). C) ou acima, mas são manuseados, usados ou armazenados em temperaturas acima de seus pontos de fulgor, devem ser revisados em relação às seções pertinentes deste código.
Qualquer líquido que não satisfaça os critérios de fluidez indicados na definição de líquido do Capítulo 3 e das disposições do Capítulo 4 A.1. A informação contida em A.1.1.2 (1) também se aplica nessa norma. Qualquer fluido criogênico ou gás liquefeito, conforme definido no Capítulo 3. Qualquer líquido que não tenha um ponto de inflamabilidade, mas que seja capaz de queimar sob certas condições. Certas misturas de produtos inflamáveis ou líquidos combustíveis e hidrocarbonetos halogenados não exibem um ponto de inflamabilidade usando os métodos padrão de ensaio em vaso fechado ou apresentam pontos de inflamação elevados.
No entanto, se o hidrocarboneto halogenado for o componente mais volátil, a sua evaporação preferencial pode resultar em um líquido que tenha um ponto de fulgor ou que tenha um ponto de fulgor menor do que a mistura original. A fim de avaliar o risco de incêndio de tais misturas, os ensaios de ponto de fulgor devem ser realizados após a evaporação fracional de 10, 20, 40, 60 ou até 90 % da amostra original ou outras frações representativas das condições de uso.
Para sistemas como tanques de processos abertos ou vazamentos ao ar livre, um método de ensaio de copo aberto pode ser mais apropriado para estimar o risco de incêndio. Os requisitos para o transporte de líquidos inflamáveis e combustíveis podem ser encontrados na NFPA 385, Standard for Tank Vehicles for Flammable and Combustible Liquids e no U.S. Department of Transportation’s Hazardous Materials Regulations, Title 49, Code of Federal Regulations, Parts 100–199.

Essa norma é aplicável junto com a OSHA e muitas regulamentações estaduais e locais, sendo a melhor prática amplamente usada na indústria e pelas seguradoras. A edição de 2018 do Código inclui os critérios mais recentes e mais completos que você precisa para proteger suas instalações, garantindo armazenamento, manuseio e uso seguros de líquidos inflamáveis e combustíveis.

A edição de 2018 da NFPA 30 apresenta definições adicionadas que refletem os termos usados atualmente, as revisões que reconhecem contêineres intermediários não-metálicos que podem satisfazer os protocolos de ensaio de exposição a incêndio do Parágrafo 9.4.1.1. Há novas referências específicas na Subseção 9.4 à UL 2368, Standard for Fire Exposure Testing of Intermediate Bulk Containers for Flammable and Combustible Liquids; FM Class 6020, Approval Standard for Intermediate Bulk Containers; UL 1275, Standard for Flammable Liquid Storage Cabinets; e à FM Class 6050, Approval Standard for Storage Cabinets (Flammable and Combustible Liquids.

Foram adicionados requisitos completamente revisados para os armazéns de propósito geral para permitir que apenas as combinações específicas de líquidos/contêineres sejam armazenadas nessas instalações. Definidos novos meios alternativos para calcular a demanda de água para os sprinklers hidráulicos mais remotos nos esquemas “A”, “B” e “C”.

Acrescentado um novo requisito para que os tanques de óleo de cozinha não-metálicos sejam listados de acordo com a norma UL 2152, Outline of Investigation for Special Purpose Nonmetallic Containers and Tanks for Specific Combustible or Noncombustible Liquids. Houve outras mudanças que esclarecem a intenção do Código e reduzem os conflitos ou a confusão.

FONTE: Equipe Target

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close