Emily SobralPAT

PT do bem e sem corrupção

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

As normas e legislação de segurança do trabalho foram criadas porque é preciso estabelecer os parâmetros mínimos e instruções sobre saúde e segurança de acordo com cada atividade desempenhada pelo trabalhador. Assim, há funções operacionais que envolvem riscos graves, que podem levar o empregador à morte. Em função do perigo iminente a que muitas atividades expõem seus empregados, é que a Permissão de Trabalho (PT) foi criada.

‘Pelo amor dos meus filhinhos’, não pensem que essa PT tem alguma coisa a ver com o Partido dos Trabalhadores. A PT surgiu para regular a entrada de trabalhadores em áreas de risco, que prevê, inclusive, um tempo de atuação determinada. É uma maneira de a empresa certificar-se de que apenas os trabalhadores capacitados e treinados adentrem um ambiente de risco. Ao evitar que pessoas estranhas ao serviço entrem em determinadas áreas perigosas, a empresa assegura-se que o trabalhador não se acidente ou fique exposto aos agentes de risco do ambiente ocupacional. A PT está expressa em normas regulamentadoras como as NR 33 (espaço confinado) e a 35 (trabalho em altura).

Agora, vamos aos exemplos em que a PT é necessária e obrigatória: em espaços confinados, áreas com trabalho a quente, em altura, com produtos químicos, com gases e explosivos, em escavações, entre outras necessárias. É a área de segurança do trabalho que deve emitir o documento escrito, com as medidas de controle, bem como as medidas de emergências e resgate. Cada Permissão de Trabalho deve ser feita respeitando as especificidades de cada ambiente de trabalho. Pode ser usada tanto para restrição ao local por trabalhadores, como para equipamentos. Quem for executar o trabalho em ambiente arriscado deve portar a PT, que será encerrada depois de executado o serviço. O documento precisará ser revalidado sempre que houver trocas de turnos ou interrupção da tarefa.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close