PATSaúde Ocupacional

Fertiláqua comprova responsabilidade em segurança e saúde ocupacional com a ISO 45001

Camila Lopes

A Fertiláqua, grupo de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, conquistou a certificação internacional ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, que tem como foco a melhoria no desempenho em termos de saúde e segurança do trabalho.

A ISO 45001 tem o objetivo de fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Desde 2016, a Fertiláqua vem investindo em melhorias de instalações para atendimentos de requisitos legais, principalmente voltados às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Em 2018 conquistou a ISO 14001, que especifica os requisitos que permitem o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis pela Organização.

“O nosso Sistema interno é preparado tanto para atuar na questão ambiental quanto para saúde e segurança. Então, com todas as ferramentas prontas para a 45001, decidimos fazer alguns treinamentos preparatórios, revisamos a documentação, fizemos um curso de formação de auditores internos e realizamos uma auditoria interna, em que constatamos a aptidão para receber a auditoria externa da QMS, organismo certificador, que nos deu uma posição positiva em relação à norma”, explica a Coordenadora de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente | QSSMA da Fertiláqua, Heloisa Berwig.

Com a certificação 45001, a Fertiláqua garante condições de saúde e segurança para seus colaboradores, prestadores de serviço que atuam dentro das plantas da empresa, visitantes e para toda a circunvizinhança.

A ISO 45.001 foi publicada em maio de 2018 a fim de uma possível substituição à OSHAS 18.001, amplamente implementada no mundo todo. As empresas terão um prazo de três anos para realizar a substituição e adequação. “Em menos de um ano após a publicação, a Fertiláqua já realizou a implantação do novo modelo e vem conscientizando a equipe em relação a todas as mudanças necessárias, trazendo melhorias para o dia a dia da Organização”, conclui Berwig.

 

https://www.grupocultivar.com.br/noticias/fertilaqua-comprova-responsabilidade-em-seguranca-saude-ocupacional-com-iso-45001

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close