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Pesquisa identifica que respostas lentas a leads recebidos online e foco nas oportunidades erradas atrapalham vendedores na hora de converter vendas

Dino

A importância do tempo de resposta a visitantes de um site para o sucesso nas vendas foi destacada em um estudo publicado na Harvard Business Review. Mais de 2.200 empresas dos EUA receberam um teste de lead gerado pela web e tiveram seus tempos de resposta medidos. A maioria das empresas não conseguiu responder com rapidez suficiente. Enquanto 37% responderam em até uma hora, o tempo médio foi de 42 horas e 23% nunca responderam.

O estudo também revela que empresas que entraram em contato com potenciais clientes dentro de uma hora após receberem uma consulta tinham quase sete vezes mais probabilidade de criar uma conversa significativa do que aquelas que tentavam o contato uma hora mais tarde e mais de 60 vezes mais chance do que as companhias que esperavam 24 horas ou mais para responder.

Em 2016, um estudo dos mesmos pesquisadores descobriu que o tempo ideal para responder a um lead da web é de cinco minutos e que mesmo uma pequena demora pode resultar na perda da venda. O estudo também identificou que as chances de conseguir entrar em contato e qualificar um prospect caíam dez vezes após os primeiros cinco minutos.

Pensando nisso, o Pipedrive anunciou o lançamento do novo LeadBooster(™), bot de conversação para websites que instantaneamente engaja visitantes e classifica leads para identificar os negócios mais promissores e agilizar as conversões de vendas. Totalmente integrada ao software, a ferramenta envia automaticamente os leads qualificados para o pipeline de venda, ajuda a agendar reuniões e identificar os próximos passos do processo, otimizando o tempo dos vendedores. Hoje, o LeadBooster está disponível gratuitamente para todos os clientes do Pipedrive, em versão beta pública.

“Quando se trata de visitantes da web, respostas lentas podem acabar com um potencial negócio”, disse Rodrigo Stoqui, gerente geral do Pipedrive no Brasil. “Mas responder rápido não é suficiente. Para fazer o melhor uso do tempo, os vendedores precisam de uma maneira ágil e eficiente de qualificar leads. Qual é a natureza do interesse de um potencial cliente? Que prazo ele tem? Ele é um tomador de decisão? Os algoritmos avançados do LeadBooster classificam os clientes em potencial usando um conjunto de critérios e oferecem agendar uma ligação telefônica para leads altamente qualificados que necessitam de atenção rapidamente, terminando com o vai e vem de comunicação que pode atrasar ou interromper as vendas”, explica.

LeadBooster na prática

Com a velocidade de resposta a leads da web sendo fundamental para conversão, o LeadBooster garante que, no momento em que um visitante acessa o site da empresa, apareça uma caixa de bate-papo personalizada que dá a ele as boas-vindas e faz uma pergunta com até cinco alternativas de resposta de múltipla escolha. Dependendo da resposta, o LeadBooster faz mais perguntas ou oferece informações sobre a empresa, formulários de contato e/ou disponibilidade de calendário para agilizar uma ligação telefônica com um vendedor. Os visitantes então recebem uma mensagem de encerramento personalizada. As caixas de bate-papo podem ser incluídas em qualquer página do site da empresa, com recursos de customização de acordo com o conteúdo de cada página.

Quando o lead é qualificado, o LeadBooster automaticamente insere potenciais clientes no sooftware como um “deal” ou negócio em potencial. No Pipedrive, o processo de vendas para cada lead é dividido em tarefas diárias e essenciais, enquanto tarefas repetitivas são automatizadas ou sugeridas automaticamente. Esses recursos permitem que os vendedores permaneçam focados em interações mais significativas, que movam os negócios adiante, e  progresso de cada transação é exibido para vendedores e gerentes de vendas.

“O LeadBooster é um componente chave de um pacote abrangente de gerenciamento de leads do Pipedrive”, explica Vinay Ramani, diretor de desenvolvimento de produtos do Pipedrive. “Nossa intenção é fornecer um software adicional que aumente a capacidade de captura, qualificação e agendamento de leads. Os recursos incluirão direcionamento automático e instantâneo dos leads para os vendedores apropriados e uma maneira de armazenar e gerenciar leads que não são classificados como ‘promissores’, mas que ainda podem ser oportunidades valiosas no futuro”, acrescenta.

“Com o LeadBooster, os gerentes de vendas podem ter certeza de que suas empresas não  perderão uma oportunidade de fechar o próximo grande negócio”, finaliza.

Veredito de usuários

Desde o início do ano, mais de 11 mil ientes do Pipedrive puderam testar a versão beta privada do LeadBooster, como Lisa Coyle, co-CEO da provedora de pagamentos 360Payments. “Garantir o fornecimento constante de inbound leads é um desafio que todos os negócios enfrentam diariamente. Embora tenhamos usado formulários da Web durante algum tempo, nosso site estava bastante desarticulado do nosso funil de vendas. Desde que passamos a usar o LeadBooster do Pipedrive, melhoramos muito a quantidade de leads online e o nosso tempo de resposta a eles. Isso deu força aos nossos esforços”, explicou a executiva.

 

Website: https://www.pipedrive.com/pt

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