EventosPAT

Público extraordinário marcou evento que debateu os rumos da segurança e saúde no trabalho

Participação surpreendeu até os organizadores e reuniu em uma mesma pauta, mais de 60 entidades

Por Sandra Cunha| sandracunhapress@terra.com.br

 

O evento, denominado Debate Nacional: a Nova Segurança e Saúde no Trabalho, que aconteceu no último dia 13 de junho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) obteve recorde de público.

Imagem abertura: Debate. Crédito Divulgação

Foram tantos os participantes que o auditório do sindicato não deu conta e o evento teve que ser transportado, logo depois da terceira palestra, para um templo religioso próximo ao local, onde teve continuidade com mais de 450 profissionais presentes.

O debate contou ainda com transmissões ao vivo em duas plataformas: https://www.facebook.com/proteminas/ que atingiram 720 internautas  e no https://www.youtube.com/c/ProfessorAzevedo  batendo mais de 3.912 pessoas acompanhando o debate.

Mesmo as autoridades governamentais tendo declinado da participação, o debate contou com representantes da sociedade civil e dos agentes públicos que defenderam a segurança e a saúde do trabalho.

 

Francisco Erivan Pereira, presidente do Sintrammar. Crédito: Divulgação

 

A abertura do evento ficou a cargo de Francisco Erivan Pereira, presidente do Sintrammar (Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Ilha Comprida, Cananéia, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Eldorado, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba); Secretário de Saúde do Trabalhador pela CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros); coordenador da bancada dos trabalhadores na CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente), da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia e diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação dos Movimentadores de Mercadorias, dentre outras atribuições. Ele representava Antonio Neto, presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e da CSB, que não se fez presente devido à viagem ao Congresso da OIT, que aconteceu no mesmo período em Genebra, na Suiça.

O senhor Francisco Erivan reafirmou as suas preocupações com as declarações do governo em reduzir 90% das NRs.

 

José Roberto Sevieri, Diretor da ABS e da ABIMEX. Crédito: Divulgação

José Roberto Sevieri, Diretor da ABS (Agência Brasil de Segurança) e Diretor Operacional de Gerenciamento de Riscos da ABIMEX (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados) apresentou os fundamentos legais da saúde e segurança do trabalho no Brasil.

Prevencionista conhecido de todo o setor, Sevieri, que organizou o debate, elucidou todos os presentes do que o governo pode, e não pode fazer nesta questão de legislar sobre o tema.

As palestras que seguiram foram de Marcos Antônio de Almeida Ribeiro, presidente do Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo); Luis Augusto de Bruin, especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário; Eduardo Milanelo,

Engenheiro de Segurança do Trabalho e especialista em e-social; Celso de Oliveira, presidente do IBG (Instituto Brasileiro de Gestão); Jaques Sherique, presidente da Sobes (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança); Cláudio Ferreira Santos (Kcau),  Membro Nacional da Comissão Tripartite Permanente Paritária das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e preseidente do Sintest-MG (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais), além de outras atribuições; Marcia Bandini, Presidente da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho); Zeneide Cavalcanti, Presidente da ANENT (Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho); Hildemar de Jesus Nina, Presidente Eleito da Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho); Ricardo Pacheco, Presidente da Abresst (Associação Brasileira das Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho); José Carlos Dias Carneiro, Médico do Trabalho e especialista em prestação de serviços em saúde ocupacional; Joaquim Gomes Pereira, Engenheiro Eletricista, de Segurança no Trabalho, dentre outras atribuições; e Antonio Carlos Vendrame, Empresário em SST.

Todos concluíram e concordaram que as NR’s devem ser atualizadas, melhoradas e simplificadas, objetivando a melhoria da prevenção do Brasil, que hoje está em 4º lugar no mundos dos acidentes entre todos países registrados na OIT, estando acima apenas da China, Indonésia e Índia e que, objetivando ajudar, todos querem participar destas avaliações e melhorias continuadas, pois a classe prevencionistas, além de pacífica, também é legalista.     Assim, o termo da legislação é a trilha que todos seguem e ajudar a escrever estes capítulos é garantir mais segurança e saúde no trabalho, com mais qualidade de vida e de produtividade, pois com menos acidentes e doenças do trabalho o absenteísmo diminui e toda a sociedade ganha, pois teremos menos famílias desassistidas, menos empresas com passivos acidentários e menos tratamentos médicos e pensões securitárias. Diminuindo este déficit, que é estimado em quase 30 bilhões de reais/ano ou 300 bilhões de reais em 10 anos, quase 30% dos benefícios que a reforma da Previdência Social pode trazer ao Brasil.

O evento foi realizado por 69 entidades, que se reuniram em torno do mesmo tema: preservar a saúde e a segurança do trabalhador brasileiro.

 

Sandra Cunha é jornalista pós-graduada em marketing e premiada pela camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e o Movimento Internet Segura, na categoria Veículos Especializados em Tecnologia. Também pela ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), na categoria Revista Impressa Especializada, além de ser finalista do Prêmio Embratel de Jornalismo

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close