IncêndiosNOTÍCIAS CORPORATIVAS

1 milhão de brasileiros são vítimas de queimaduras por ano

Durante todo o mês de junho, considerado Junho Laranja, a SBQ realizou ações de prevenção em todo o país para diminuir este número. "A maior parte dos acidentes, cerca de 80%, acontecem dentro de casa, principalmente na cozinha ou nas áreas das refeições, com líquidos quentes, como café, leite, água fervente. E entre 45 e 50% das vítimas são crianças", alerta o presidente da SBQ, José Adorno. Muitos dos acidentes poderiam ser evitados com cuidados simples e vigilância constante sobre as crianças, defende Adorno.

Dino

Durante todo o mês de junho, considerado Junho Laranja, a SBQ realizou ações de prevenção em todo o país para diminuir este número. “A maior parte dos acidentes, cerca de 80%, acontecem dentro de casa, principalmente na cozinha ou nas áreas das refeições, com líquidos quentes, como café, leite, água fervente. E entre 45 e 50% das vítimas são crianças”, alerta o presidente da SBQ, José Adorno. Muitos dos acidentes poderiam ser evitados com cuidados simples e vigilância constante sobre as crianças, defende Adorno.

Outro agente causador das queimaduras ainda é o álcool. Depois de uma batalha da SBQ, desde 2015 o álcool de alta inflamabilidade (96º) é proibido para a venda. Mas muita gente ainda recorre ao álcool vendido em posto de combustível para acender fogareiros e churrasqueiras ou utilizar como produto de limpeza. “Infelizmente o número de acidentes com álcool ainda é alto, tanto em adultos como em crianças”, diz o presidente da SBQ.

As substâncias cáusticas, como soda, também estão na lista das causadoras de queimaduras e portanto devem ser mantidas sempre longe do alcance das crianças e manipuladas com cuidado pelos adultos.
Outras causas de queimadura são os acidentes com corrente elétrica, como fios mal encapados ou extensões com sobrecarga que acabam pegando fogo. O presidente da SBQ alerta que a melhor forma de evitar queimadura é a prevenção e elenca alguns cuidados básicos que devem ser tomados no dia-a-dia e que podem salvar vidas.

Como evitar queimaduras:
– Nunca deixar a criança sozinha na cozinha
– Evitar levar crianças para a cozinha durante o preparo dos alimentos
– Ter vigilância máxima durante as refeições à mesa
– Não ter líquido inflamável em casa ou deixar longe do alcance das crianças.
– Evitar sobrecarga em tomadas e equipamentos que possam causar curto circuito
– Evitar ter em casa substâncias cáusticas ou guardá-las longe do alcance das crianças

O que fazer em caso de queimadura:
– Lavar com água corrente para resfriar o local
– Enrolar em pano limpo e conduzir a vítima à unidade de saúde mais próxima
– No caso de vítimas com chama no corpo, é necessário parar a vítima (correr só fará a chama aumentar), rolar no chão ou abafar com pano e resfriar com água corrente
– Nunca colocar qualquer tipo de substância na queimadura, pois dificulta a avaliação da profundidade e gravidade da queimadura

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras

Website: https://http://sbqueimaduras.org.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close