Emily SobralPAT

Como construir um alojamento de canteiro de obra seguro e digno

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A norma regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, é muito importante ao setor. Afinal de contas, é uma área que emprega um contingente enorme de trabalhadores de menor qualificação e com alto índice de acidentes.

Seleciono um item da NR 18 que considero valioso, pois demonstra o respeito com a proteção e bem-estar aos operários. Trata-se da segurança em alojamento provisório instalado nos canteiros de obras enquanto dura a execução da edificação. Obviamente nenhum trabalhador vai entrar num alojamento de obra, exclamando “Uau, o que é isso!”, como se estivesse entrando num hotel da rede de luxo HYATT, mas esperar que este esteja em bom estado de conservação, higiene e limpeza, isso sim. É o mínimo, não é?  E a NR 18 especifica o padrão de construção do alojamento, que deve ter paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente. O piso deve ser de concreto, cimentado, madeira ou material equivalente.

Evidentemente, a cobertura precisa proteger das condições climáticas adversas e com área de ventilação de, no mínimo, um décimo da área do piso. Iluminação natural e/ou artificial. A área mínima do local é de 3 m² por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação. Para não ocorrer tragédias como incêndios, as instalações elétricas devem ser adequadas e sem gambiarras. Também devem-se oferecer bebedouros de água potável, filtrada e fresca, na proporção de um para cada 25 trabalhadores ou fração. Em relação às camas, estas devem manter altura livre permitida entre uma cama e outra e entre a última e o teto de, no mínimo, 1,20 m, com proteção lateral e escada para cama superior do beliche. Possuir dimensões mínimas de 80 cm por 1,90 m e distância entre o ripamento do estrado de 5 cm, dispondo ainda de colchão com densidade 26 cm e espessura mínima de 10 cm. Oferecer lençol, fronha e travesseiro em condições adequadas de higiene, bem como cobertor, quando as condições climáticas assim o exigirem.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close