EventosPAT

ENCOVISAS discute riscos sanitários e desafios dos estabelecimentos de alimentação

Realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), evento vai reunir representantes dos órgãos reguladores e do setor regulado de todo o país

São Paulo, julho de 2019 – A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) anuncia a 8ª edição do ENCOVISAS – Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias. Marcado para o dia 1 de agosto, no Hotel Meliá, em São Paulo, o evento vai reunir representantes dos órgãos reguladores e do setor regulado de todo o país para discutir riscos sanitários em estabelecimentos, a agenda regulatória e seu impacto no setor, e os desafios das redes para se adequar aos procedimentos obrigatórios em diferentes praças.

 

Entre os palestrantes estão confirmados profissionais da ANVISA, COVISA, Secretaria de Saúde de Santa Catarina, das Vigilâncias Sanitárias do Rio de Janeiro (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo e São Luís (MA). Também estarão presentes os professores da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além dos representantes das marcas Mania de Churrasco, Arábia e Ponto Chic. O encontro terá a abertura do presidente da ANR, Cristiano Melles.

 

Considerado um dos principais eventos do setor, o ENCOVISAS será dividido em quatro painéis. Logo pela manhã Risco Sanitário em Estabelecimentos de Alimentos: A visão dos Órgãos Fiscalizadores e do Setor Regulado reúne as apresentações de Elke Stedefeldt, professora da Universidade Federal de São Paulo; Eduardo Tondo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Aline Borges, coordenadora Técnica da VISA Rio de Janeiro; Adeilza Ferraz, gerente da VISA de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Raquel Bittencourt, diretora da Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

 

“Da parte da vigilância, esse encontro é uma oportunidade para ficar a par das demandas dos estabelecimentos e também receber um feedback do setor”, afirma Raquel. Segundo ela, um dos pontos a serem discutidos no painel é a Medida Provisória nº 881, também conhecida como a “MP da Liberdade Econômica”, que simplifica e desburocratiza as exigências feitas pelo Poder Público para o exercício das atividades econômicas de baixo risco.

 

Na sequência, Thalita Antony de Souza Lima, gerente-Geral de Alimentos da ANVISA, apresenta o painel Agenda Regulatória: Impactos para os Serviços de Alimentação. “Dois conteúdos serão destacados: o processo regulatório de rotulagem nutricional e o de gorduras trans”, explica. Os assuntos estão na pauta do setor já há algum tempo. Em meio a diversas discussões, a ANVISA vem trabalhando com os principais agentes do segmento e com a população para encontrar os melhores caminhos para as regulamentações.

 

O terceiro painel do dia –  Como crescer com foco na qualidade – traz Alessandro Pereira, diretor do Mania de Churrasco; Sergio Kuczynski, diretor do Restaurante Arábia; e Rodrigo Alves, diretor do Ponto Chic. “Não adianta apenas comprar a melhor matéria prima e não ter o devido cuidado durante os processos. Aumentar o investimento em qualidade garante crescimento, mesmo em tempos de crise”, ressalta Alves. “Crescer é importante, mas é um movimento que não deve ser feito a qualquer custo pelos estabelecimentos. Discutir a qualidade e a segurança é imprescindível”, pontua Pereira.

 

Encerrando o evento, o painel O desafio das redes de alimentação para adequar procedimentos obrigatórios exigidos pelos Órgãos Fiscalizadores em diferentes praças terá a presença de Marcella Baccan, membro do GT-Tec da ANR; Tatiana Almeida Valvassoura, da COVISA SP; Paula Rivas, chefe da VISA de Porto Alegre; Wanda Fornaciari, chefe da Anvisa do Aeroporto de Guarulhos e Edmilson Silva Diniz, superintendente da VISA do Maranhão.

 

O 8° Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias (ENCOVISAS) conta com o patrocínio da Coca-Cola FEMSA, NSF, McDonald’s, Grupo Ráscal e Grupo Trigo. Para mais informações e inscrições: https://bit.ly/2YbgA61

 

Serviço: 8° Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias (ENCOVISAS)

Quando: 1 de agosto (quinta-feira), das 9h às 18h

Onde: Hotel Meliá – R. João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi, São Paulo

 

Sobre a ANR

A Associação Nacional de Restaurantes é uma entidade de âmbito nacional, que representa empresários e colaboradores do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de classe e junto à sociedade em geral. Além disso, contribui para o desenvolvimento dos negócios do setor e auxilia na permanente capacitação de profissionais para o segmento. Os associados da ANR reúnem hoje mais de 9 mil pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes, franquias e grandes redes de alimentação.

 

Fonte: Linhas Comunicação

www.linhascomunicacao.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close