Emily SobralIncêndios

Siga os procedimentos para trabalho com produtos inflamáveis

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Os riscos de se trabalhar com produtos inflamáveis são óbvios, tanto que rotineiramente os acidentes envolvendo explosões vitimam gravemente trabalhadores. Sem dúvida, devemos lamentar, mas, sobretudo, prevenir.

Logo, a prevenção deve ser a tônica da empresa quando um ambiente ocupacional contém essas substâncias. Por isso, foi criada a norma regulamentadora 20 (NR 20), que trata de segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. A NR 20 busca a segurança das pessoas envolvidas com inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis (líquidos) em todo ciclo de vida da instalação, iniciando pelo projeto, construção, manutenção, operação, até a desativação, abrangendo a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Nesses locais, deve-se implantar medidas de controle que consistem em manter um sistema de aterramento, isolar a área, ter equipamento de combate a incêndio.

Um ponto de extrema importância da norma refere-se à capacitação obrigatória aos trabalhadores que adentram áreas com inflamáveis ou até mesmo aqueles que não mantêm contato direto com o processo ou processamento. O treinamento deve ser programado e pago pelo empregador. Além disso, os procedimentos coletivos seguros para líquidos e produtos inflamáveis indicam que trabalhadores devem manter-se afastados de calor, faíscas e chamas, e só armazená-los em local fresco/baixa temperatura, e bem ventilado (seco) afastado de fontes de calor e ignição. Já as medidas individuais tratam da utilização de equipamento de proteção individual apropriado (equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas; luvas de proteção de PVC, borracha nitrílica ou natural, óculos de proteção contra respingos). Jamais aspirar (poeira, vapor ou névoa) dos produtos e evitar contato com olho e pele.

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close