Emily SobralPAT

Campanha que dá uma mão contra acidentes de trabalho

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Há análises de riscos, programas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, equipamentos de proteção coletiva e individual, entre outras medidas de gestão de SST aplicáveis às mais atividades laborais. Mas há campanhas simples também que são muito eficazes, e a isso dedico este post.

Basta aderir à Campanha de Segurança e Cuidados com as Mãos, que a empresa já colhe bons resultados, pois conscientizar o empregado quanto aos riscos de acidentes envolvendo as mãos e o que fazer para evitá-los, é uma medida objetiva. Independentemente da tarefa, diversos tipos de acidentes podem ocorrer com as mãos, como ferimento cortante, prensa por objeto, substância química, e contaminação com agentes biológicos.

Para que a campanha obtenha bons resultados, a área de SST ou RH da empresa precisa, incialmente, mapear as atividades e funções, e quais estão mais propensas a oferecer riscos de acidentes com as mãos. No caso da campanha das mãos, sugerem-se títulos diretos, tais como: “Não dê uma mãozinha para os acidentes”, e espalhar cartazes pelas dependências  da organização, além de utilizar o tema nos Diálogo Diário de Segurança (DDS), palestras, exposição de arte com mãos e luvas de segurança, entre outras iniciativas.

 

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close