Emily SobralPAT

Antes botina, hoje, calçado de segurança

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Já estou agendando uma gravação, juntamente com Dorothea Piratininga e Eduardo Elias, para uma nova série do Prevenir Sempre Pod. Desta vez, conversaremos sobre os calçados de segurança. Mas antes do podcast, quero abordar alguns aspectos sobre o tema aqui neste blog.

Ora, os calçados de segurança como equipamento de proteção individual são produtos que alcançaram excelente performance, em função da tecnologia desenvolvida pelas indústrias. Antes, os calçados ofereciam proteção aos riscos, mas eram pesados e nada confortáveis aos usuários. As solas eram de borracha rígida ou em PVC, que provocavam rachaduras, desgastes e escorregamentos.

Atualmente, para cada perfil de risco ambiental há um tipo apropriado de calçado, havendo muitas opções e modelos adequados à determinada atividade. O calçado previne contra queda de materiais pesados, evitando que pés sejam esmagados e quebrados. Em pisos molhados, protege contra doenças e quedas, e também contra descargas elétricas, queimaduras provenientes de produtos químicos, acidentes com pregos, e contra topadas que fazem o trabalhador ver estrelas.

Em setores como fábricas, construção civil, cozinhas industriais, entre outras áreas, o calçado de proteção é absolutamente necessário, sendo a sua manutenção e limpeza um fator importante para conservar o bom estado destes equipamentos de proteção.

Aguarde nossa série sobre calçados do Prevenir Sempre Pod.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close