NOTÍCIAS CORPORATIVASSegurança patrimonial e eletrônica

Arquitetura em Nuvem: como funciona o conceito do Cloud Computing

A Arquitetura em Nuvem traz vantagens competitivas para as corporações como redução de custos e mais segurança de dados.

dino
São Paulo/SP,30/08/2019 – Migrar dados, sistemas e aplicações para a Arquitetura em Nuvem é a grande tendência no cenário de tecnologia. Mesmo as empresas que ainda não aderiram a esse movimento já planejam o uso de cloud computing nos próximos anos.

Afinal, a Arquitetura em Nuvem traz vantagens competitivas para as corporações como redução de custos e mais segurança de dados.

A computação em nuvem permite a execução de cargas de trabalho remotamente pela Internet a partir do data center de um fornecedor comercial em um modelo de “nuvem pública”.

Atualmente, dentre os principais fornecedores de nuvem pública estão a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure Google Cloud. Aliás, todas são parceiras da Claranet para o desenvolvimento de soluções de Arquitetura em Nuvem.

-Definições de Arquitetura em Nuvem para cada tipo 
A variedade de serviços de computação em nuvem disponíveis é vasta. Contudo, há três principais pilares que compõem a Arquitetura em Nuvem.

Portanto, é importante conhecer cada uma delas, desta forma o gestor de TI poderá estruturar melhor as operações em cada ambiente.

É importante ressaltar que, com esses três pilares, as empresas ganham mais eficiência ao reduzir gastos com infraestrutura local. Vamos conhecer as três camadas de computação em nuvem:

-SaaS (software como serviço) 
O pilar Software como Serviço oferece acesso integrado aos aplicativos de software de um provedor. Ou seja, é um modelo de distribuição de software.

Ou seja, em vez de baixar o software para ser executado localmente, o programa é hospedado por um provedor terceirizado. Então, é acessado por usuários pela Internet, por meio de uma interface de navegador da web.

-IaaS (infraestrutura como serviço) 
Infraestrutura como serviço (IaaS) é uma forma de computação em nuvem na qual o hardware é fornecido e gerenciado por provedores externos.

Logo, esse hardware é fornecido no ambiente de nuvem e pode incluir desde servidores virtuais a conexões de rede.

Como esse hardware é virtualizado, ele oferece às empresas a capacidade de dimensionar facilmente as soluções de TI.

-Benefícios do IaaS: 
-Escalabilidade – um dos principais benefícios do IaaS é a escalabilidade que ele oferece. Por meio de um serviço de assinatura, você acessa o sistema de TI de que precisa e quando precisa. Devido a virtualização, a ampliação de seus sistemas pode ser feita de maneira rápida e eficiente. Assim minimizando consideravelmente o tempo de inatividade.

-Manutenção de hardware minimizada – o hardware por trás do IaaS é gerenciado externamente, minimizando o tempo e o dinheiro que a empresa gasta com esse tipo de manutenção.

-Acesso sob demanda – um sistema de IaaS pode ser acessado on-demand e só vai pagar pelos recursos usados, mantendo os custos baixos.

-PaaS (plataforma como serviço) 
O modelo PaaS proporciona um conjunto de serviços destinados, especificamente, os desenvolvedores.

Assim, os profissionais podem aproveitar ferramentas, processos e APIs compartilhados a fim de acelerar o desenvolvimento, o teste e a implantação de aplicações.

-Benefícios da Arquitetura em Nuvem 
A nuvem pública ou privada fornece um ambiente on-line dimensionável, que possibilita lidar com um volume maior de trabalho sem afetar o desempenho do sistema.

Da mesma forma, esse tipo de arquitetura também oferece vantagens que incluem redução dos custos operacionais de TI, facilidade de instalação e manutenção e infraestrutura de TI otimizada, oferecendo acesso rápido aos serviços de computação.

Sua empresa também deseja se beneficiar da Arquitetura em Nuvem? Comece sua jornada para o cloudcontando com o know-how dos consultores da Claranet!

Além da parceria com provedores como AWS e Azure, temos expertise em migração de dados com projetos elaborados de forma customizada para nossos clientes.

Ficou interessado e quer conversão com algum de nossos especialistas? Entre em contato conosco e iremos ajudar você em sua jornada para o Cloud!

Website: https://br.claranet.com/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close