Leis e NormasSegurança patrimonial e eletrônica

ISO/IEC 27701: o gerenciamento de informações sobre privacidade em segurança da informação

Equipe Target
A gestão das informações sobre privacidade
A ISO/IEC 27701:2019 – Security techniques – Extension to ISO/IEC 27001 and ISO/IEC 27002 for privacy information management – Requirements and Guidelines especifica os requisitos e fornece a orientação para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gerenciamento de Informações sobre Privacidade (Privacy Information Management System – PIMS) na forma de uma extensão da ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27002 para gerenciamento de privacidade dentro do contexto da organização. Este documento especifica os requisitos relacionados ao PIMS e fornece orientação para os controladores de Personally Identifiable Information (PII) e processadores de PII que detêm responsabilidade e responsabilidade pelo processamento de PII.
Este documento é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações, incluindo empresas públicas e privadas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, que são controladores de PII e/ou processadores de PII dentro de um SGSI.

Quase toda organização processa Informações Pessoais Identificáveis (Personally Identifiable Information – PII). Além disso, a quantidade e os tipos de PII processados estão aumentando, assim como o número de situações em que uma organização precisa cooperar com outras em relação ao processamento de PII. A proteção da privacidade no contexto do processamento de PII é uma necessidade social, bem como o tópico de legislação e/ou regulamentação dedicadas em todo o mundo.
O Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI) definido na ISO/IEC 27001 foi projetado para permitir a adição de requisitos setoriais específicos, sem a necessidade de desenvolver um novo sistema de gestão. As normas do sistema de gestão ISO, incluindo as específicas do setor, são projetadas para serem implementadas separadamente ou como um sistema de Gestão combinado.
Os requisitos e as orientações para a proteção das PII variam de acordo com o contexto da organização, em particular quando existe legislação e/ou regulamentação nacional. A ISO/IEC 27001 exige que esse contexto seja compreendido e levado em consideração.
Este documento inclui mapeamento para: o quadro e os princípios de privacidade definidos na norma ISO/IEC 29100; ISO/IEC 27018; ISO/IEC 29151; e o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE. No entanto, estas proteções podem precisar ser interpretadas para levar em conta a legislação e/ou regulamentação local. Este documento pode ser usado por controladores PII (incluindo aqueles que são controladores PII de junção) e processadores PII (incluindo aqueles que usam processadores PII subcontratados e aqueles que processam PII como subcontratantes para processadores PII).
Uma organização que atenda aos requisitos deste documento gerará evidências documentadas de como ele lida com o processamento de PII. Tal evidência pode ser usada para facilitar acordos com parceiros de negócios onde o processamento de PII é mutuamente relevante. Isso também pode ajudar nas relações com outras partes interessadas.
O uso deste documento em conjunto com a ISO/IEC 27001 pode, se desejado, fornecer uma verificação independente dessa evidência. Este documento foi inicialmente desenvolvido como ISO/IEC 27552 e ele se aplica a estrutura desenvolvida pela ISO para melhorar o alinhamento entre os normas do sistema de gestão e permite que uma organização alinhe ou integre seu PIMS com os requisitos de outras normas de gestão.
FONTE: Equipe Target

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close