IncêndiosLeis e Normas

NFPA 654: a prevenção de incêndios e explosões em poeiras combustíveis

Equipe Target
As poeiras combustíveis em instalações
A NFPA 654:2020 – Standard for the Prevention of Fire and Dust Explosions from the Manufacturing, Processing, and Handling of Combustible Particulate Solids apresenta as medidas de segurança para prevenir e mitigar os incêndios e as explosões de poeira em instalações que lidam com sólidos particulados combustíveis, que incluem pós combustíveis, fibras, bandos, flocos, flocos, lascas e pedaços. Exemplos de indústrias que lidam com sólidos particulados combustíveis, como material de processo ou como pó fugitivo ou incômodo, incluem, entre outras as de produtos agrícolas, químicos e alimentares, fibras e materiais têxteis; indústrias de produtos florestais e de móveis; processamento de metais; produtos de papel; produtos farmacêuticos; operações de recuperação de recursos (pneus, resíduos sólidos urbanos, operações de reciclagem de metal, papel ou plástico); madeira metálica ou fabricantes de plásticos.
Esta norma fornece requisitos para todas as fases da fabricação, processamento, mistura, transporte, reembalagem e manuseio de sólidos particulados combustíveis ou misturas híbridas, independentemente da concentração ou tamanho das partículas, onde os materiais apresentam um incêndio, um incêndio instantâneo, ou um risco de explosão. O proprietário/operador será responsável por implementar os requisitos desta norma.

Em sua nova edição, a NFPA 654 foi completamente reorganizada, apresentando muitos requisitos existentes movidos para se alinhar com a NFPA 652 – Standard on the Fundamentals of Combustible Dust, com as alterações indicadas para o usuário. Pode-se obter orientação abrangente sobre a gestão de riscos de incêndio e explosão envolvendo sólidos particulados combustíveis e misturas híbridas, principalmente com os novos requisitos para lidar com riscos exclusivos e desenvolver tecnologias.

FONTE: Equipe Target

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close