NOTÍCIAS CORPORATIVASSegurança patrimonial e eletrônica

Internet das Coisas evita perda de alimentos no transporte frigorífico

Tecnologia permite que os dados de contêineres refrigerados possam ser monitorados em tempo real pelos motoristas.

dino

O diferencial desses sensores é a praticidade e a flexibilidade. São compactos, leves e sem cabos, o que permite a instalação com uso de ímãs ou adesivos

São Paulo, SP,03/10/2019 – O faturamento líquido do varejo brasileiro, totalizando R$ 21,46 bilhões em prejuízos e desperdícios, de acordo com a pesquisa Perdas no Varejo Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas – Abrappe, em parceria com a EY.

O estudo analisou dados de 113 varejistas, de 12 segmentos diferentes, entre eles lojas de departamento, drogarias e supermercados, e apontou que, entre as principais causas de perdas, as quebras operacionais lideram com 36%, seguidas de furto externo, com 20%. A deterioração e perecibilidade dos produtos são responsáveis por 18% dessas chamadas quebras operacionais.

Para mitigar os riscos de perdas durante o transporte dos produtos, as empresas veem no investimento em tecnologia uma estratégia crucial para manutenção das condições ideais dos produtos. A inclusão da tecnologia LoRa sem fio é uma dessas alternativas, uma vez que permite aos sensores realizar transmissões de dados em mais de 50 metros, com sinal que ultrapassa o metal e paredes.

Essa tecnologia permite, por exemplo, que os dados de contêineres refrigerados possam ser monitorados em tempo real pelos motoristas, que podem agir mais rápido em caso de aumento repentino de temperatura que poderia levar a perda da carga. Os dados também podem ser registrados e armazenados na nuvem para download posterior.

“O diferencial desses sensores é a praticidade e a flexibilidade. São compactos, leves e sem cabos, o que permite a instalação com uso de ímãs ou adesivos, sem modificações invasivas nos veículos. Além disso, são resistentes à água e à poeira, o que facilita a limpeza dos veículos”, explica Iuri Gomes, gerente de contas na empresa de tecnologia Advantech.

Sensores de temperatura e umidade LoRa também podem ser aplicados em freezers de supermercados, evitando prejuízos relacionados à deterioração dos produtos congelados.

Website: http://www.advantech.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close