PATSaúde Ocupacional

Quando e por que investir na massagem corporal esportiva?

Esse tipo de massagem promove o bem-estar físico e estimula a circulação, além de auxiliar na manutenção da flexibilidade

Quem tem uma rotina que exige um grande desempenho físico sabe que é inevitável sentir os efeitos colaterais de tanto agito e dedicação. Cansaço, fadiga muscular, dores de cabeça e sensação de estar carregando uma tonelada nas costas são queixas comuns de pessoas que possuem uma jornada intensa.

Isso tende a ser muito mais forte para quem passa o dia desprendendo grandes esforços. Nesse contexto, além de praticantes de atividades físicas, também entram as pessoas que exercem funções que demandam grande mobilidade corpórea.

Diante desse cenário, a massagem corporal esportiva é uma das formas de tratamentos que vem sendo cada vez mais procurados por quem deseja restabelecer o equilíbrio do corpo e prevenir problemas futuros. Saiba mais sobre seus benefícios.

O que é massagem corporal esportiva?

O termo diz respeito ao tipo de massagem que é realizada a partir de técnicas de mobilização articular. Dessa forma, o massoterapeuta promove alongamentos e relaxamento dos músculos.

Os objetivos dessa massagem são preparar a musculatura para a prática de atividades que requerem grande esforço físico ou eliminar os resíduos metabólicos provenientes do esforço muscular, como o ácido lático, por exemplo.

Quando ela é indicada?

A massagem corporal esportiva deve ser realizada antes, durante e após os exercícios, caso seja requerida por atletas ou praticantes de atividades desportivas regulares. Além disso, ela também é indicada para promover alívio de dores e relaxamento após atividades intensas.

Esse tipo de massagem promove um efeito estimulante e atua como grande aliado no tratamento de lesões, sobretudo quando há edemas ou tecidos cicatriciais.

Em períodos que antecedem competições ou atividades que exigem grande esforço físico, ela atua na elevação da temperatura das regiões que estarão mais suscetíveis a sofrer maior desgaste. Dessa forma, as manobras são rápidas e servem para deixar a musculatura mais ativa.

Após as atividades, o objetivo da massagem corporal esportiva é eliminar os resíduos tóxicos do corpo, combater possíveis dores e tratar de lesões que possam ter surgido.

Essa massagem é também grande aliada das pessoas que passam longas horas viajando em aviões, carros, motos ou ônibus, por exemplo. Nesses casos, ela promove a melhora da flexibilidade e elimina a sensação de rigidez, inchaços nos pés, dores nas costas e combate a retenção de líquidos.

Como ela é realizada?

Na massagem corporal esportiva, o foco está nas necessidades individuais de cada pessoa. Sua realização se dá a partir de movimentos fortes e rápidos que estimulam e otimizam da circulação sanguínea.

Ela possui pontos semelhantes a outros tipos de tratamento dentro da massoterapia e deve ser realizada por um profissional experiente que tenha conhecimento profundo de anatomia e fisiologia, principalmente dos sistemas muscular e esquelético.

Um massoterapeuta experiente será capaz de detectar áreas onde há edemas, variações nos tecidos mais finos e locais onde a circulação deve ser ativada. Além disso, a utilização de técnicas corretas e precisas auxilia na manutenção do equilíbrio corporal e do estado físico saudável.

Por se tratar de uma modalidade mais forte em comparação com a massagem tradicional, a massagem corporal esportiva é realizada a partir da técnica denominada deep tissue, em que o profissional pressiona, estimula o tecido profundo.

Essa massagem também atua nos chamados trigger points, ou seja, nos pontos de gatilho onde há uma conexão entre músculo e tecido, o que causa o acúmulo de tensão.

O amassamento, o deslizamento e a tapotagem são os três tipos de manobras mais realizadas. Os movimentos, geralmente, são realizados com auxílio de óleo ou loção corporal.

Benefícios da massagem corporal esportiva

Além dos benefícios já citados, esse tipo de massagem previne quadros de lesões, além de aumentar o fluxo de nutrientes, que circularão com mais facilidade em direção aos músculos e tecidos.

Ela é responsável por aumentar a extensibilidade do tecido conjuntivo, promover melhoria nos movimentos articulares e facilitar a atividade muscular. Todos esses benefícios, atuando em conjunto, garantem o aumento da vitalidade muscular e, consequentemente, o bem-estar físico e mental.

Contraindicações

Se você pretende realizar esse tipo de massagem, é necessário passar por uma avaliação médica para que o profissional lhe oriente da melhor maneira.

Diante disso, você deve evitar esse tratamento se estiver enquadrado em alguns dos grupos a seguir:

  • Estado febril;
  • Presença de feridas abertas, traumas, contusões recentes, roturas musculares, frieiras, e queimaduras;
  • Tumores ou melanoma;
  • Doenças que acometem o sistema circulatório, como varizes, flebites ou tromboses;
  • Infecções causadas por fungos, vírus ou bactérias.

O que você precisa saber para se preparar para a massagem

Depois da devida autorização médica, para receber a massagem, você deve vestir uma roupa confortável e que garanta uma boa flexibilidade, já que serão realizados alongamentos e grande movimentação nas articulações.

O ideal é se alimentar de comidas leves, de preferência 1 hora antes da sessão. Para garantir maior conforto, não use relógios, pulseiras, correntes ou brincos durante a massagem.

Na hora de agendar seu tratamento, a dica é dar preferência para serviços de day SPA no Rio de Janeiro. Além da ótima infraestrutura, esses espaços contam com profissionais experientes e produtos de alta qualidade.

 

Site: SEO Marketing

(11) 5681-1999

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close