Emily SobralPAT

Benzeno: o perigo dos postos de combustíveis que precisa de atenção e prevenção

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Particularmente, só coloco combustível no meu carro em um único posto de gasolina, há 300 anos. Exageradamente falando, naturalmente! Mas, há muito tempo vou ao mesmo estabelecimento por dois motivos: o combustível é de qualidade, nunca houve adulteração, e o frentista é meu amigo, de total confiança. No entanto, por ser um bom profissional, fico preocupada com o efeito do benzeno sobre o organismo dele. Espero, sinceramente, que o posto adote todas as medidas de prevenção contra os malefícios da substância contida nos combustíveis.

O benzeno é um elemento químico presente na evaporação da gasolina e em outros produtos. A intoxicação pode acontecer por via oral, pela respiração ou em contato direto com a pele. Além de enjoo, taquicardia, dor de cabeça, tremores e sonolência, o benzeno pode causar câncer (leucemias e linfomas), anemia, hemorragia, danos ao fígado e ao cérebro. Nas mulheres, pode deixar a menstruação irregular e diminuir os ovários.
Um aspecto crucial nessa cruzada preventiva é o alerta e conscientização que os donos de postos devem promover junto aos seus empregados. Além de temas como os malefícios à saúde dos trabalhadores, as empresas devem passar por inspeções periódicas nos postos de combustíveis para corrigir inadequações e fugas de combustíveis, bem como cumprir todas as exigências legais relativas às normas aplicáveis.

Especialmente ao setor de postos de combustíveis, a norma regulamentadora 9, que trata do programa de prevenção de riscos ambientais, prevê a instalação de um sistema de recuperação nas bombas de abastecimento de combustíveis para captar o vapor e devolvê-lo ao tanque do posto. A principal preocupação é impedir a emissão de vapores de gasolina no meio ambiente.

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close