Emily SobralPAT

Motoristas de caminhão não podem terminar a vida sofrendo no Uber, não!

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Conheci um motorista de Uber que precisa fazer uma cirurgia na coluna o mais urgentemente possível. Entre outros diagnósticos, tem o famigerado ‘bico de papagaio’ que tanto lhe causa dores. Ainda trabalhando como motorista de aplicativo, pois aguarda ser chamado para a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, o motorista me contou que trabalhou por 30 anos como motorista de caminhão, transportando cargas, muitas vezes cumprindo uma jornada de trabalho de 18 horas.

Quer dizer, até eu que não sou ortopedista, consigo fazer o nexo causal da atual doença de coluna dele com a sua vida laboral como caminhoneiro. Meu Deus do céu e da terra também! As empresas de transporte de cargas precisam ter mais responsabilidade com seus trabalhadores, pois os riscos aos quais estão expostos são muitos, especialmente no que tange às doenças de coluna.

Enfrentar extenuantes jornadas para fazer muitas entregas resulta no caso do motorista que conheci e relato no início deste post. Vou lembrar aos empregadores que a Lei dos Caminhoneiros, Lei 13.103, está em vigor e precisa ser cumprida. Só relembrando itens importantes: A jornada diária é de oito horas, mas um acordo coletivo de trabalho pode incluir mais quatro horas extras, totalizando 12horas, no máximo. A cada seis horas na condução do veículo de transporte de carga, 30 minutos devem ser tirados para repouso. Para transporte de passageiros, a regra é 30 minutos de descanso para cada quatro horas de trabalho. A cada 24 horas trabalhadas, 11devem ser de descanso – sendo um mínimo de oito horas ininterruptas no primeiro período. O restante pode ser usado no decorrer das 16 horas seguintes. São exigidos exames toxicológicos periódicos a cada dois anos e meio de trabalho, no mínimo.

Aproveito para mandar um abraço para o motorista do Uber, e dizer que estou torcendo para que faça logo sua tão necessária cirurgia.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close