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Customer Success: entenda a importância de um bom atendimento

O foco de todo negócio é crescer e obter sucesso, independente do ramo de atuação ou tempo no mercado. A ideologia Customer Success (CS) vai além de uma área específica da empresa ou um apenas um termo para definir um setor de atendimento.

 

Em essência, CS é uma filosofia que deve acompanhar a empresa, visando alcançar os seus objetivos e cumprir tarefas com esse foco, sendo o objetivo, o sucesso do cliente junto ao seu. 

 

Por exemplo, imagine que seu negócio é vender móveis de madeira rústica ou pergolado de madeira com deck para a decoração! Seu objetivo não é apenas ajudar seu cliente a decidir o que quer, mas sim, conseguir fazer daquilo um sucesso para ele também. 

 

O seu objetivo vai além de apenas fornecer essa vitrine virtual. Significa apresentar uma solução para o cliente que pretende utilizar o seu serviço.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar uma definição mais nítida e detalhada a respeito dessa ideologia. Vamos exemplificar e nos aprofundar a seguir. Confira! 

Entenda o que é Customer Success

introduzindo o CS, desde o momento da captação de um lead (cliente em potencial) até a finalização das negociações, o foco é que o seu cliente fique totalmente satisfeito com a forma como foi atendido.

 

É por isso que os pilares do CS são o sucesso do cliente para alcançar os resultados desejados durante a interação. 

 

Fora isso, o CS deve apresentar soluções para o seu cliente, mostrando ser um recurso importante e que valha a pena o custo durante um longo período.

 

Embora sejam parecidos, CS não é o mesmo que ter um atendimento de sucesso. Mais que apenas despertar o interesse do cliente para o momento da venda, ela visa cuidar de todo o sucesso do cliente. 

 

Ter um cliente de sucesso se aplica a como ele é captado, nutrido e direcionado a venda, antes e depois de acontecer, chegando ao pós-venda, retenção e renovações.

Como obter sucesso com Customer Success?

Para alcançar o sucesso do cliente, tudo começa pela captação e seleção dos potenciais clientes corretos. Para ter isso claro é necessário definir o que é um cliente ideal.

 

Isso significa que o foco não se mantém apenas para aquele que pode pagar pelo seu produto ou serviço, mas sim, fazer o que for possível para descobrir se o seu produto ou serviço irá de fato auxiliar a empresa a alcançar o sucesso.

 

O foco é entender a maneira que o seu produto pode ajudar o cliente além da venda. Por isso, é importante entender as necessidades exatas da persona (perfil de cliente ideal) do seu cliente.

 

Então, vender peças de carro, como um cardan de caminhão, se refere ao produto em si. O CS tem como objetivo realizar um atendimento satisfatório para que aquilo ajude seu cliente. 

 

Por isso, é mais importante pensar e ter de maneira clara uma visão de sucesso que o seu cliente pode obter. Isso gera mais retenção e evita futuros cancelamentos, o que, além de fazer perder um cliente, pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Encontre clientes de sucesso

Como vimos ao longo deste conteúdo, o CS representa a possibilidade de atuação em todos os ramos do mercado, visando auxiliar no crescimento e progresso da empresa.

 

Geralmente, a ideologia CS se sustenta em dois pontos! São eles: o sucesso dos clientes e a possibilidade de todos os seus desejos serem realizados.

 

Para alcançar esse sucesso, é importante avaliar o potencial de crescimento do seu cliente. Com isso aliado a filosofia de fornecer soluções e consultoria acima de simplesmente vender, o CS é mais efetivo.

 

Essa assertividade além de garantir o progresso da empresa do seu cliente, elimina as possibilidades de cancelamentos futuros. Isso faz com que a reputação da sua empresa não seja afetada.

 

Por isso, CS não se refere a fazer todo o possível para agradar o cliente, mas sim, mostrar o caminho a ser seguido.

 

Com isso, além de um ótimo suporte para o crescimento do cliente, também é possível alavancar os negócios da sua empresa, por essa preocupação não só em agradar, mas também com o crescimento do cliente.



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