Emily SobralPAT

Trabalhadores da mineração não querem apenas salários, querem saúde e segurança

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A mineração é um dos setores mais importantes da economia brasileira, já que a extração de minérios está associada às questões de desenvolvimento do País ao longo de sua história. Outro fato relevante é que a mineração contribui para a criação de empregos diretos e indiretos, pois oferece matéria-prima para diversos tipos de indústria.

Parece o céu na terra, não é mesmo? SQN. Ocorre que o risco de acidentes nesse setor é grande, basta lembrar as recentes tragédias pelo rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, da Vale, em Minas Gerais, que ceifaram centenas de vidas. E há também os riscos de adoecimento pelo contato com os agentes químicos nocivos, bem como os físicos, que comprometem o sistema osteomuscular, resultando em doenças, pela não adequação aos fatores ergonômicos. Não adianta fazer propaganda na TV, com locutor de voz empostada dizendo que a empresa preocupa-se com a ‘valorização da vida’. Grande parte disso chama-se bolodório. Mas, é claro, um setor dessa magnitude precisa cumprir normas de segurança, especialmente às que se aplicam à indústria da mineração.

A NR-22, que trata sobre a Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, é uma obrigação básica das empresas. Os dispositivos legais das normas contemplam aspectos técnicos específicos do setor, como operações com explosivos, estabilidade de maciços, entre outras. Nesse setor, existem empresas em diferentes estágios de desenvolvimento nas questões voltadas à proteção do trabalhador. Independentemente das fiscalizações do estado, é a cultura da prevenção, com o intuito de minimizar os riscos à saúde e à segurança das pessoas nas atividades de mineração, que mais vale, não é mesmo, Vale? Só assim, não termos mais Brumadinhos e Marianas…

 

www.segurancaocupacionales.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close