PATSegurança Coletiva

Saiba os benefícios de ter um gerador de energia em sua empresa

Praticamente todos os negócios dependem de um gerador para funcionar. Nas indústrias, o aparelho precisa de manutenção constante, inclusive, e nas demais empresas, além de aumentar a produtividade, um gerador é uma forma de prevenir quedas de energia.

 

A fonte de energia é um detalhe importante para os negócios. Pois imagine estar em um ambiente que eventualmente a corrente elétrica é cortada! O filtro de ar industrial ou o sistema de combate a incêndio podem parar de funcionar sem previsão de retorno.

 

A questão é que os geradores exigem certos cuidados. As manutenções devem ser feitas com profissionais qualificados, com uniformes profissionais especiais para que o serviço seja executado da melhor maneira possível. 

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar alguns dos cuidados necessários para manter o ambiente da sua indústria seguro e higienizado. Confira! 

Conheça alguns modelos de gerador de energia

A principal função do gerador de energia é garantir que a tensão elétrica dure mais tempo sem interromper o funcionamento dos aparelhos conectados à corrente. 

 

Para isso, existem vários modelos, sendo que o gerador de energia mecânico é o mais comum entre todos. Os modelos existentes podem ser descritos como:

Gerador Mecânico  

O gerador de energia mecânico utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica para o funcionamento dos componentes a ele conectados. Um bom exemplo disso é o alternador dos carros.

Gerador Químico  

Esse modelo de gerador utiliza a energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. As pilhas, que você provavelmente usa em casa no controle da televisão ou no despertador, são um bom exemplo.

Gerador Térmico 

O gerador térmico é um gerador de energia que utiliza a energia térmica e a converte em energia elétrica, como as turbinas a vapor muito utilizadas na indústria.

Gerador Luminoso 

O gerador luminoso transforma a energia dos raios luminosos em energia elétrica. Os painéis solares instalados em casas são exemplos do seu funcionamento.

Gerador Eólico

Esse gerador de energia integra um sistema de cata-vento ao gerador elétrico e transforma a energia eólica em energia elétrica. Por exemplo, os aerogeradores usados em grandes campos.

Cuide da rede elétrica da sua empresa

Nas instalações elétricas das  empresas a quantidade de energia que controla o sistema é composto principalmente por uma grande fonte ligada a um potente gerador de energia.

 

Para utilizar instalações elétricas, é importante obter um conjunto de proteções, condutores elétricos, painéis de controle e acessórios instalados conforme as normas técnicas específicas.

 

Para que tudo corra bem, é indispensável que seja feito um projeto de instalação elétrica. Com ele, as instalações são mais eficientes e seguras, reduzindo as chances de um possível dano em toda a rede elétrica.

 

Uma boa instalação reduz os riscos de eventuais problemas, como fios próximos a uma estrutura metálica. O projeto aumenta a segurança e evita coisas inesperadas, como um possível curto-circuito, sobrecarga, sobretensão ou subtensão.

Proteja sua empresa de possíveis acidentes

Ao buscar fornecer um ambiente produtivo e seguro aos colaboradores, as empresas devem se atentar aos cuidados indispensáveis com energia elétrica. 

 

Isso porque uma indústria exige grande quantidade de energia, e para que tudo funcione corretamente é importante a criação de um projeto de instalação elétrica.

 

Com esses pontos, sua indústria mantém o ambiente organizado e seguro ao mesmo tempo que contribui com  a produtividade. 

 

Essa atitude reduz os riscos de acidentes e garante que sua linha de produção não seja afetada, mantendo o ritmo de produção sempre ativo.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close