Emily SobralPAT

Petrobras segue limpando a sujeira da corrupção e investindo em inteligência artificial para a segurança dos trabalhadores

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

inteligência artificial para dar mais segurança aos trabalhadores (foto Pixabay)

Há anos trabalhei em empreiteira que prestava serviços de perfuração de poços de petróleo por meio de navio, plataformas e sondas, operando em águas profundas, para a Petrobras. Essa empresa envolveu-se até na Operação Lava Jato, pois para ter contratos vultosos, pagava propina aos diretores da estatal e, inclusive, para chefões do governo daquela época, se é que me entendem… Fora essas falcatruas, a empresa, de fato, tinha know-how, equipes técnicas de alta capacidade e equipamentos de ponta. Evidentemente, a segurança dos trabalhadores de campo era prioridade, e a política de segurança era honesta. Hoje, a Petrobras precisa ainda mais contar com empresas que possuam tecnologia para operações offshore – de prospecção, perfuração e exploração de petróleo. Entretanto, a segurança ainda é um ponto muito delicado e requer empenho de seus gestores.

Assim, acho importante repercutir a notícia de que a Petrobras começa a utilizar inteligência artificial em prol da segurança dos trabalhadores que atuam em suas operações offshore. A tecnologia inclui a análise de imagens de tarefas de campo com foco em segurança, capaz de detectar desvios e incidentes, como uso incorreto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), posicionamento inseguro com relação à carga, obstrução de rotas de fuga e acesso a ambientes restritos.

O objetivo maior é diminuir o risco de acidentes nas operações. Segundo nota da Petrobras, as imagens que representam indicações de risco ou de situações normais são apresentadas ao sistema de inteligência artificial, que aprende a reconhecê-las e distingui-las. É isso aí, mais tecnologia para a segurança, e nunca, nunca, nenhum pagamento de propina, que gera prejuízos e coloca a vida de trabalhadores em risco.

 

www.segurancaocupacionales.com.br

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique Também

Close
Close