IncêndiosLeis e Normas

Veja 3 formas de proteger sua casa contra incêndio

Os incêndios são uma das principais ocorrências de acidentes domésticos. Eles podem destruir boa parte dos bens materiais, além de comprometer a própria estrutura física.

 

Proteger sua casa contra incêndios é extremamente importante, já que a principal complicação, é que esses acidentes causam uma reação em cadeia, que pode alastrar o fogo pelo imóvel inteiro, destruindo o que estiver pela frente.

 

Os danos normalmente são grandes e caros para serem restituídos. Por isso, a prevenção é fundamental.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre 5 maneiras de proteger sua casa segura de um incêndio. Confira!

Não use diversos adaptadores em uma mesma tomada: recorra ao filtro de linha

Uma dica básica que faz total diferença para a segurança da casa é evitar ligar vários aparelhos em uma mesma tomada com um adaptador simples, para que não haja sobrecarga nos cabos elétricos.

 

Por esse motivo, o mais indicado é nunca sobrecarregar demais as tomadas. Opte por um filtro de linha para ligar diversos aparelhos juntos e, assim, também deixá-los mais protegidos contra curtos-circuitos.

 

Esse tipo de filtro possui um fusível interno que, em incidentes (em casos de relâmpagos, por exemplo), impede que altas cargas atinjam os equipamentos.

 

Outra dica pode ser usar uma película de controle solar, também chamada de insulfim, para diminuir o calor e a incidência solar, diminuindo também o uso de ar condicionado e a sobrecarga de energia.

Cuidado com o vazamento de gás

Os grandes incêndios na sua maioria, são decorrentes de explosões causadas pelo vazamento de gás de cozinha, seja de botijão ou canalizado.

 

Para prevenir isso e proteger sua casa contra incêndios, se você usa gás de botijão (GLP), sempre faça verificação a cada troca. Confira a mangueira e demais equipamentos.

 

Mantenha o botijão o mais longe possível, de preferência do lado de fora da cozinha. O botijão de gás precisa sempre ser usado na posição vertical.

 

Mesmo quando o gás estiver no fim, evite deitar o botijão na tentativa de um melhor aproveitamento. Isso é um grande perigo.

 

Em caso de gás canalizado, realize a verificação periódica na tubulação, mantendo sempre fechada em caso de a casa ficar vazia e, principalmente, nunca realize instalações de maneira autônoma, mas sempre feita por um profissional.

 

Caso sinta o cheiro de gás, não acenda a luz, pois pode ocorrer uma explosão. Feche o registro imediatamente e abra portas e janelas para dissipar o gás.

 

Instalar em sua residência um domus para telhado pode ser uma ótima opção também, pois ele pode gerar mais ventilação e iluminação em sua casa.

Tire aparelhos das tomadas e feche o registro do gás de cozinha antes de viajar

Quem tem o costume de viajar com frequência também deve ficar atento a algumas dicas de segurança.

 

De acordo com os bombeiros, o ideal é que você retire praticamente todos os aparelhos das tomadas como computador, micro-ondas, secador de cabelo, televisão, aparelho de som, entre outros.

 

Assim, você previne possíveis curtos-circuitos, preserva os equipamentos e ainda economiza energia. Não se esqueça de também desligar o registro do gás de cozinha para evitar possíveis incêndios e acidentes.

Proteja a sua casa contra o incêndio

 

Como vimos neste conteúdo, é muito importante estar atento a segurança da sua casa e evitar incêndios, pois as perdas podem ser irreparáveis.

 

Tome cuidado e não coloque diversos equipamentos ligados em uma mesma tomada, pois pode haver uma sobrecarga de energia, causando assim um incêndio.

 

Por isso, utilize sempre um filtro de linha, que possui um fusível interno que mesmo em caso de incêndio impede que altas cargas atinjam os equipamentos.

 

Tenha cuidado com o vazamento de gás e fique atento aos itens na sua cozinha, mantendo o botijão de gás sempre fora da cozinha e longe do fogão, por exemplo.

 

Quando for viajar, tenha certeza de que você tirou todos os aparelhos da tomada, para garantir que nada acontecerá durante a sua ausência.

 

Seguindo essas dicas, sua casa estará muito mais segura e livre de qualquer chance de acontecer algum incêndio.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close