Mercado e TecnologiaPAT
Saiba como o mercado da segurança do trabalho mudou

As medidas tomadas com a finalidade de minimizar, prevenir e evitar possíveis acidentes no ambiente de trabalho, doenças ocupacionais e apenas a proteção da integridade dos colaboradores é a definição de segurança no trabalho.
Com diversas atividades realizadas na área precisamos destacar a prevenção dos acidentes, propagação de programas de saúde e a implementação de sistemas de proteção.
Considerando os ambientes profissionais e a necessidade de se manterem seguros para todos, preparamos este conteúdo para falar sobre segurança do trabalho, destacando suas principais atribuições e formas de serem aplicadas. Acompanhe!
Entenda a importância da segurança do trabalho
Calcular a importância de um profissional em segurança do trabalho é uma trabalho complicado, pois é necessário considerar que uma vida não tem preço, e diante das diversas situações que podem acontecer, ele é acima de tudo, indispensável.
Não apenas os objetos, como câmeras ou luminárias a prova de explosão, mas um ambiente seguro e saudável reflete até mesmo na produtividade dos colaboradores, trazendo mais resultados para a sua empresa.
Os investimentos em segurança no trabalho é uma demonstração de preocupação da empresa, mostrando sua postura e responsabilidade social diante de seus colaboradores.
Entenda a segurança do trabalho nas empresas
Nas organizações, todas as atividades de segurança abrangem diversas áreas. De modo geral, podemos destacar as principais, e são elas:
Evitar acidentes relacionados às atividades exercidas
É fato que em qualquer ambiente existe uma chance de ocorrer algum acidente, no entanto, em alguns esse risco é maior. Alguns serviços de manutenção, por exemplo, são perigosos.
Trabalhar em uma estação de tratamento de efluentes ou com manutenção de chiller, por exemplo, exige certos cuidados e conhecimentos para exercer o trabalho.
Nessas situações o técnico de segurança do trabalho é responsável por tudo isso. Desde as devidas orientações ao profissionais quanto o cuidado com os seus EPI’s (equipamento de proteção individual).
Cumprimento de leis e preparação para acidentes
Além do fato de ser importante pela segurança das pessoas, a presença de um técnico de segurança do trabalho é regulamentado e deve ser um profissional qualificado para isso.
Sem contar que esse profissional recebe treinamentos mais específicos sobre situações emergenciais, e além de saber como atuar em primeiros socorros para o caso de um mal súbito, é treinado por brigadistas para situações de evacuações.
Preparar o psicológico dos colaboradores e eliminar condições de trabalho inseguras
Certos trabalhos podem ser um pouco estressantes, no que diz respeito ao nível de atenção que deve ser transferido a cada atividade. Esse nível de estresse deve ser “controlado” pelo profissional de segurança do trabalho.
Dessa forma, o colaborador pode trabalhar de maneira segura e se manter saudável diante de suas atribuições diárias.
Tenha um técnico em segurança do trabalho
Como vimos ao longo deste conteúdo, além do cumprimento da lei, a segurança do trabalho é indispensável e extremamente necessária para todas as empresas.
Buscando tornar o ambiente seguro e preparado para possíveis acidentes ou situações de incêndio, o profissional é treinado para suportar essas situações de estresse e, ao se deparar com um problema, tomar as melhores decisões.
Essa experiência e qualificação fazem toda a diferença para a minimização dos danos em uma situação acidental ou, até mesmo, ser o responsável por salvar uma ou mais vidas.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal PatiSeg.