Mercado e TecnologiaPAT

Entenda que é automação industrial e quais seus benefícios

De modo geral, a automação industrial pode ser definida como a junção de diversos processos industriais realizados de maneira automatizada.

 

Essa é uma forma de aumentar a produtividade na indústria, melhorando as condições do trabalho e simplificando certas operações unidas aos colaboradores.

 

Esses processos automatizados auxiliam na distribuição das tarefas, além da responsabilidade pelo aumento na segurança com a eliminação de serviços considerados perigosos.

 

Considerando as funcionalidades e ferramentas proporcionadas pela automação industrial, preparamos este conteúdo com a finalidade de explicar suas vantagens e mostrar como ela beneficia a indústria. Confira!

Saiba qual o objetivo da automação industrial

Tendo em mente que o foco da mudança é modernizar certos processos industriais e deixá-los mais eficientes. Conforme se elevam em quantidade, o objetivo é não abrir mão da qualidade que anteriormente era entregue.

 

Para isso, alguns processos humanos são transferidos, completa ou parcialmente por um conjunto de elementos tecnológicos, mantendo a segurança e levando em consideração possíveis eventualidades.

 

Fora a mudança de processos já existentes e feitos por pessoas, certas melhorias que ocorrerem podem afetar toda a linha de produção, trazendo novas visões, metas e possibilidades para as indústrias.

 

Um grande exemplo disso é a implementação da placa de arduino no processo industrial! Ela foi placa foi desenvolvida para controlar equipamentos sem precisar de cabos após ser programada, possibilitando o funcionamento constante de aparelhos e máquinas.

Entenda quais as vantagens da automação industrial

A automação industrial permite um crescimento enorme para o segmento. As indústrias utilizam aparelhos que, conforme novos projetos são iniciados, trazem novas máquinas cada vez mais exigentes.

Por isso, para a estabilidade na realização dessas atividades, existem aparelhos específicos para cada tarefa. A manutenção de Chiller, por exemplo, deve ser feita por especialistas no assunto.

 

Assim como a locação de guindaste depende de empresas especializadas nesse segmento, sendo um serviço focado no setor de construção civil e outros dependentes.

 

Anteriormente os processos dependiam da junção de vários processos diferentes administrados separadamente. Por meio da automação industrial, é possível controlar os sistemas simultaneamente, dividindo-o em duas partes. São elas:

Controle

O controle lida com a parte de programar o sistema. O grande volume de dados a serem administrados ao mesmo tempo passou a ser um processo mais simples com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.

 

Essa parte é considerada o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, é possível administrar tudo ao mesmo tempo, reconhecendo os dados que entram e saem.

Operacional

Na automação industrial, a parte operacional é responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos que fazem com que a máquina se movam.

 

Ou seja, essa parte é composta por acionadores, motores, cilindros, compressores, válvulas, pistões, sensores e etc.

Entenda o impacto da automação industrial

Como vimos ao longo deste conteúdo, o setor industrial é disputado e exigente em relação aos próprios processos internos. Quer dizer que, com o tempo, certas alterações serão inevitáveis, e a automação industrial faz parte de toda essa mudança.

 

Fora o fato de ser uma maneira de otimizar e trazer mais segurança para a linha de produção, essa automatização possibilita uma organização melhor para a indústria.

 

Por meio dela, as indústrias irão alterar e melhorar os processos que, como consequência, terão formas de alcançar melhores resultados, mantendo sua qualidade e eficiência nas linhas de produção.

 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal PatiSeg.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close