ArtigosPAT

Chiller: saiba o que é e como funciona

Ao falarmos de Chiller, é importante considerar que o dispositivo se trata de um grande sistema. Para um funcionamento adequado, além de um bom projeto é indispensável que a manutenção de chiller seja feita corretamente.

 

Isso porque toda a configuração e capacidade de refrigeração irão depender de fatores como vazão água, diferencial temperatura, temperatura ambiente entre outros.

 

Esses aparelhos são considerados flexíveis em relação a instalação, possuindo capacidade de refrigeração TR (Tonelada de Refrigeração), e conseguem trabalhar com uma variação extrema de temperatura.

 

Considerando esse e outros aspectos do chiller, preparamos este conteúdo para falar sobre o dispositivo, suas principais funções e importância para as indústrias. Confira!

Saiba o que são os Chillers

No que diz respeito à refrigeração comercial, o chiller é extremamente popular. O dispositivo é muito usado para o resfriamento de eventos, unidades hospitalares, aeroportos, estações de metrô e muito mais.

 

Os Chillers possuem alta tecnologia, proporcionando desempenho e segurança. Sua instalação de forma correta e por profissionais capacitados, é indispensável para o seu funcionamento adequado.

 

A instalação correta aliada à uma manutenção preventiva qualificada garantem uma redução brusca na quantidade de energia gasta.

 

Além disso, o aparelho pode ser visto em diversos segmentos. Seja uma empresa que trabalha com tratamento para assoalho de madeira ou a montagem de luminária a prova de explosão.

Conheça os tipos de chiller existentes

Além de suportar uma grande variação na temperatura, o consumo baixo de energia faz do chiller um dispositivo com ótimo custo-benefício.

 

Nos dias de hoje, dois principais tipos de chillers sendo usados na refrigeração brasileira, os de condensação a água e os com condensação a ar. Podemos destacá-los das seguintes formas:

 

Chiller de Condensação a água

Esse tipo de chiller é projetado tanto para aplicações comerciais, quanto industriais. Ele é mais econômico, se comparado ao chiller com compressor a ar.

 

Fora isso, ele é mais silencioso. É por isso que ele é ideal para ambientes como hospitais ou servidores de escritórios.

 

O chiller condensação a água é um tipo versátil, ideal para qualquer ambiente, pois possui vários modelos de diferentes potências.

Chiller de Condensação a ar

Já o chiller de condensação a ar é muito utilizado no mercado, sendo aplicado em diversos tipos de máquinas.

 

Esse é um modelo que oferece alto aproveitamento energético e alta performance. Além disso, esses tipos de chillers podem alcançar até 450 TR durante o seu trabalho.

O chiller e seus benefícios para as empresas

Como vimos ao longo deste conteúdo, entre as vantagens da utilização dos chillers podemos destacar o custo-benefício. O que achou das nossas informações?

 

Além de garantir certa eficiência para diversas tarefas, sendo aplicado em locais distintos, o chiller é um dispositivo muito importante para a indústria e os comércios de modo geral.

 

Uma desvantagem que precisa ser trabalhada no Brasil é a falta de mão de obra qualificada e pouca disponibilidade de peças de reposição.

 

Por serem poucos utilizados no Brasil, nos deparamos com esse problema que, com o tempo e crescimento em sua popularização, será cada vez menor.

 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal PatiSeg.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close