PAT

Saiba como funciona o tratamento de efluentes no Brasil

Os efluentes são todos os produtos, sejam eles gasosos ou líquidos, consequências de diversas ações humanas. Eles costumam ser separados em dois grupos, como domésticos e industriais.

 

Em geral, as chaminés industriais são grandes emissoras de efluentes gasosos. Já os efluentes líquidos possuem origens distintas, pois tratam-se de água envolvida em algum agente poluente, tal como matéria orgânica, tóxicos e compostos químicos.

 

A água dos resíduos precisa de tratamento desde o instante que foi contaminada por algum procedimento. A falta de tratamento gera a poluição dos corpos que tomarem aquela água imprópria.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre os efluentes e as formas corretas de tratá-los. Confira!

Saiba como são os tratamentos de efluentes

Nas indústrias, a estação de tratamento de efluentes trabalha com as características químicas, físicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento.

 

Os procedimentos físicos para que seja realizado o tratamento de efluentes industriais, removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, peneirando e utilizando caixas separadoras de óleos e gorduras.

 

Os processos físicos também removem a matéria orgânica e eliminam os microrganismos por meio de certos processos de filtragem em areia. Esses são utilizados com a finalidade de desinfecção, como a radiação ultravioleta.

 

Já certos processos químicos no tratamento de efluentes industriais utilizam: floculação, oxidação,  agentes de coagulação, neutralização de pH, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento.

 

Elas removem poluentes e preparam para futuros tratamentos. Os principais tratamentos podem ser descritos como:

 

– Cloração para desinfecção;

– Oxidação de cianetos;

– Precipitação de metais tóxicos;

– Clarificação química (remove matéria orgânica coloidal, incluindo coliformes);

– Eletrocoagulação (remove matéria orgânica, incluindo compostos coloidais, corantes e – – – – óleos/ gorduras);

– Precipitação de fosfatos e outros sais (remoção de nutrientes), pela adição de coagulantes – químicos compostos de ferro e ou alumínio;

– Oxidação por ozônio, para a desinfecção;

– Redução do cromo hexavalente;

– Troca iônica.

 

Os processos biológicos tem o objetivo de remover as matérias orgânica dissolvida transformando-as em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases.

 

Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, porém, mais rápido. Os principais são:

 

  • Processos facultativos, que são realizados pela utilização de biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e por algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas facultativas). Os biocontactores apresentam também processos biológicos aeróbios;

 

  • Os processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores.

 

  • Processos aeróbios, que são representados por lodos ativados e suas variantes, tais como, aeração prolongada, lodos ativados convencionais, lagoas aeradas facultativas e aeradas aeróbias;

O tratamento é importante

Como vimos ao longo deste conteúdo, existem tratamentos distintos a serem realizados para cuidados dos efluentes, e todos são igualmente importantes para o meio ambiente.

 

Um ambiente poluído gera prejuízos não somente à saúde como também afetam a rotina das pessoas por causa de doenças geradas pelo esgoto. Todo tipo de objeto deve ser devidamente tratado após usado.

 

No ambiente residencial, móveis e objetos mais destinados ao lixo, como entulho de paredes ou de um assoalho de madeira removido devem ser devidamente tratados, assim como as peças removidas de um equipamento após a manutenção de chiller ou geladeira.

 

 

Além disso, as empresas podem perder financiamentos, pois é exigido licenciamento ambiental para projetos financiados, além de princípios responsabilidade socioambiental na execução de obras.

 

Por fim, a população está cada vez mais preocupada com a responsabilidade ambiental do governo e das empresas. Por isso é importante buscar entender sobre as ações sustentáveis em torno de uma organização.

 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal PatiSeg.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close