Mercado e tecnologiaSegurança patrimonial e eletrônica

Sistema de segurança residencial: tudo o que você precisa saber

É fato que em casa podem ocorrer alguns acidentes eventualmente. Os incêndios acontecem por motivos variados, que em geral são provenientes de algum descuido.

 

Para a proteção de suas famílias, muitos brasileiros procuram por sistemas de combate a incêndio para proteção de eventuais acidentes antes mesmo que aconteçam.

 

Além dos alarmes, outra maneira garantia é a presença de equipamentos para combater o fogo. Muitas vezes, a partir de uma fagulha o fogo começa, e ao passar para cortina ou em algum objeto que contenha um revestimento de cilindro.

 

Para impedir isso o extintor de incêndio é indispensável! Um ponto importante que vale alertar é o fato de sempre, ao identificar fogo, o ideal a se fazer é chamar os bombeiros e sair do local imediatamente.

Eles possuem treinamento especializado para lidar com o fogo e fumaça emitidos. A seguir, falaremos mais sobre as formas de proteger sua casa de eventuais incêndios. Acompanhe!

Busque sistemas de segurança

No mercado existem os mais variados modelos e sistemas de combate para garantir a segurança da sua residência.

 

Por exemplo, alguns dispositivos possuem um sensor de fumaça que captura qualquer alteração na quantidade de fumaça no ar, disparando o alarme e interrompendo a atividade dos aparelhos elétricos.

 

Além dos alarmes a prevenção continua sendo a melhor alternativa! As empresas e indústrias devem contar com um profissional especializado em segurança no trabalho, tanto por uma questão legal quanto para a segurança dos colaboradores.

 

Assim como se busca um profissional qualificado para realizar a manutenção de chiller ou uma estação de tratamento de efluentes para o serviço, os brigadistas responsáveis devem ser profissionais qualificados para a tarefa.

 

Esse técnico, além de prestar os primeiros socorros, também deve receber treinamento de brigada de incêndio para essas situações. Com isso, ele saberá como agir e ajudará na evacuação das pessoas.

Previna-se para situações de emergência

Claro que acidentes acontecem! Às vezes, mesmo com toda a precaução pode uma situação inesperada acontece.

 

Certas ações devem ser tomadas nessas situações. Caso ele atinja as roupas de algum funcionário, um chuveiro lava olhos próximo ou a utilização de uma manta anti-chama com isolamento térmico.

 

A pessoa que estiver com chamas nas roupas, mesmo que seja uma situação atípica e assustadora, não deve sair correndo para evitar que o fogo se espalhe mais.

 

O funcionário preparado para essa situação deverá abraçar a pessoa por trás envolvendo-a em uma manta térmica.

 

Além disso, é expressamente contraindicada a utilização de elevadores nessas situações, sendo recomendada o uso das escadas para a evacuação.

Previna-se de incêndios e acidentes com fogo

Como vimos ao longo deste conteúdo, existem diversos dispositivos que podem ser usados para combater incêndios em eventuais acidentes, seja no ambiente profissional ou sua casa.

 

Os sistemas de alarme detectam a fumaça e o fogo, e certos tipos possuem uma tecnologia integrada que já é diretamente responsável por acionar o corpo de bombeiros para um resgate.

 

Fora isso, um colaborador devidamente preparado para reagir nessas situações em seu ambiente profissional é necessária e por lei, deve ser cumprida por todas as organizações.

 

Assim como todos os acidentes, por vezes um incêndio se inicia e só é percebido quando não pode mais ser controlado.

 

Por isso, saber como agir é importante nessas horas, sendo que uma decisão correta pode ser a responsável por salvar vidas.

 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o portal Patiseg.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close