Leis e NormasPAT

Carteira de Trabalho Digital entra em vigor em fevereiro

Por CBN

 

A partir da primeira semana de fevereiro, as carteiras de trabalho físicas não serão mais emitidas pelas unidades de atendimento do Sine (Serviço Nacional de Emprego), que são geridas pela FAS (Fundação de Ação Social).

A medida foi estabelecida pelo Ministério da Economia, que assumiu na atual gestão federal, as funções do antigo Ministério do Trabalho. A versão em papel será substituída pela carteira online e por aplicativo.

A mudança, segundo o governo, é para modernizar o acesso às informações da vida laboral dos trabalhadores. Com isto, o histórico profissional do trabalhador fica disponível por meio de aplicativo para celular, nas versões iOS, Android e Web, como explica Fabiano Vilaruel, que é Superintendente do Trabalho da FAS.

Vilaruel lembra que a partir da mudança, a carteira de trabalho deixa ter funcionalidade como documento civil.

Solicitações de confecção da carteira física ainda estão sendo aceitas.  Mas, para orientar o trabalhador sobre esta alteração, está sendo desenvolvida uma campanha de esclarecimento.

O Superintendente do Trabalho da FAS também alerta que, a partir de agora, a primeira via da carteira já não se faz necessária.

Para baixar gratuitamente o aplicativo, o trabalhador deve acessar as lojas virtuais Apple Store, para o iOS, e Play Store, para o Android. Após baixa-lo, é preciso fazer um cadastro, com informações pessoais e profissionais.

Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar o mesmo login e senha do App Carteira de Trabalho Digital. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Repórter Marcelo Ricetti

 

https://cbncuritiba.com/carteira-de-trabalho-digital-entra-em-vigor-em-fevereiro/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close