Mercado e TecnologiaPAT

Quais os tipos de segurança do trabalho

Quando falamos em segurança no trabalho, muitas pessoas pensam que se trata de um assunto irrelevante ou que serve apenas para quem é especializado nessa atividade.

 

No entanto, uma pesquisa realizada pela Previdência Oficial mostrou que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com maiores índices de acidentes de trabalho. A empresa também registra 700 mil casos por ano.

 

Isso significa que a segurança do trabalho precisa ser prioridade para garantir a segurança de todos os colaboradores e prevenir futuros desastres

 

Pensando nisso, produzimos esse conteúdo para explicar o que realmente é a segurança do trabalho e quais as maneiras de agir nas determinadas situações. Continue lendo!

O que é segurança do trabalho?

 

A segurança no trabalho não se trata apenas de um grupo especializado de pessoas que se responsabiliza pelos cuidados dos trabalhadores.

 

Mas sim, ela estuda todos os meios possíveis para prevenir justamente os acidentes e os imprevistos ocorrentes no ambiente de trabalho.

 

Isso acontece por meio de muito estudo e metodologias aplicadas em diferentes setores e situações. Além disso, a segurança no trabalho possui como finalidade proporcionar qualidade de vida e segurança a todos os membros de uma empresa.

 

Outra vantagem de ter programas de segurança do trabalho em uma empresa, é que a mesma estará cumprindo um requisito legal, ou seja, estará regularizada diante dos órgãos responsáveis, podendo ter mais liberdade para conquistar o mercado e se desenvolver.

Quais são os tipos de segurança que devo ter

 

Em qualquer ramo, a segurança do trabalho é essencial. Seja em uma empresa que fabrica filme stretch, ou que vende cabos elétricos, ou até mesmo que presta serviços de reciclagem de eletrônicos, por exemplo.

 

Agora, vamos ver abaixo como uma empresa pode agir para evitar certos tipos de acidentes no trabalho:

 

Segurança em locais altos

 

Muitas empresas não dão a devida importância para a segurança quando se trata de locais muito altos. Seja em um prédio de grande estrutura, ou em uma empresa que necessite utilizar ambientes elevados para realizar seu trabalho.

 

Por essa razão, verifique as necessidades da sua empresa e invista na estrutura adequada para prevenir possíveis acidentes.

Segurança em espaços confinados

 

Um espaço confinado se trata de um local onde há estringência de pessoas, e que possui muitos espaços limitados de entradas e saídas. Muitos acidentes costumam acontecer, pois algumas empresas mantém esses locais liberados para seus funcionários.

 

Se sua empresa possui algum espaço confinado, use métodos para proibir ao máximo sua utilização e apenas libere sua entrada para pessoas especializadas nas determinadas atividades.

Segurança com eletricidade

 

Outro fator que diz respeito aos acidentes de trabalho são os casos com eletricidade. Procure quais os fios próximos a sua empresa que podem ser perigosos e compre recursos que protejam as afiações e tomadas dos ambientes.

Segurança com doenças ocupacionais

 

Uma doença ocupacional se refere a alterações na saúde de algum colaborador, seja ela mental ou física.

 

Pode ser um problema derivado da própria rotina de trabalho ou até mesmo de fatores externos. Procure sempre verificar periodicamente se o plano de saúde dos funcionários atendem os seus requisitos, e invista em campanhas de saúde realizada por parceiros!

Inspecione sua empresa!

 

Ao longo desse post, foi possível entender a importância de ter um bom sistema de segurança no trabalho.

 

Além de todos os itens citados, a segurança no trabalho procura outros inúmeros meios para reduzir os riscos existentes e promover a qualidade de vida de todos os membros de uma equipe.

Se sua empresa visa a segurança de todos esses ítens, ela será capaz de se desenvolver no mercado e estar regularizado com os órgãos responsáveis.

 

Gostou dessas dicas?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close