IncêndiosMercado e Tecnologia

Como evitar incêndios em ambientes naturais?

Não é de hoje que as queimadas tem sido destaque de grandes noticiários. A queima de grandes extensões de vegetação, assim como da Amazônia têm prejudicado a nossa qualidade de vida e colocando em risco a vida de diversas espécies de animais.

 

Dentre as diversas queimadas que acontecem no Brasil, 90% delas têm início por razões humanas. Diante deste cenário, é fundamental que tenhamos consciência da problemática e levantemos soluções para diminuir o risco de incêndios, assim como evitá-los.

 

O artigo a seguir tem como objetivo levantar algumas dicas para que incêndios em ambientes naturais sejam evitados e esses espaços sejam preservados e cuidados. Vamos lá?

Pequenas bitucas de cigarro podem desencadear uma grande queimada

 

Atualmente, o Brasil é o oitavo país do mundo em número de fumantes. São cerca de 18 milhões de pessoas que fumam todos os dias nas mais variadas situações.

 

Claro que, no cenário ideal, seria importante que as pessoas parassem de fumar. Mas, como vício, esta tarefa não é nada fácil.

 

Muitas pessoas, ao término do cigarro, descarta a bituca acesa no chão. Essa pequena decisão pode ser o ínicio de uma grande queima. Pense nas consequências dos seus atos sempre!

 

Por isso, depois de um dia cansativo de trabalho em uma empresa de resina epóxi ou tendas para eventos, descarte o resto do seu cigarro em coletores próprios para isso. Em último caso, jogue-o em uma lata de lixo quando estiver totalmente apagado.

A queima de móveis ou lixo são extremamente prejudiciais

 

Existem muitas formas de descartar um lixo e a queima do mesmo não é uma delas. Procure sempre o auxílio da limpeza urbana. Os caminhões responsáveis pela coleta do lixo sabem o destino certo dos materiais descartados e passam todo dia nas ruas.

 

A queima desses tipos de materiais como móveis domésticos, podem desencadear uma queima em massa difícil de ser controlada. Além disso, o carbono despejado no ar prejudica nossa qualidade respiratória podendo, até, ser fatal.

 

Não existem materiais sem o lugar correto para descarte. Então, sempre que precisar se desfazer de algo procure o lugar ideal para descarte. A película de controle solar, por exemplo, pode ser descartada sem que possa poluir o meio ambiente.

A queima de balões é ilegal

Todo mundo sabe que soltar balões é crime ambiental e a pena para quem comete esse ato é pesada: 3 anos de detenção, além da multa. Se o infrator for reincidente, a pena vira acumulativa.

 

Isso porque, a queima de balões é um dos principais fatores para as grandes queimas em ambientes florestais, muitas vezes colocando a vida de centenas de pessoas e animais em risco.

 

Além disso, caso o mesmo caia em área urbana, pode interromper o fornecimento de energia naquele espaço e prejudicar a vida de quem mora na redondeza.

 

Seja consciente e pense no futuro. Nossas atitudes desencadeiam diversas consequências que serão carregadas por um longo tempo. Pense, reflita e faça a diferença.

 

Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close