PATSaúde Ocupacional

O que causa e como evitar o estresse no trabalho

O estresse no trabalho, apesar da maioria das vezes passar despercebido, é um dos grandes causadores de doenças e de acidentes no trabalho do mundo.

 

Somente no Brasil, o estresse no ambiente de trabalho já atinge 70% dos trabalhadores brasileiros, segundo a Revista Carreira e Pessoas (ReCaPe).

Tenha uma boa noite de sono

 

Primeiro de tudo, independente de qual seja o motivo causador do estresse, o essencial para saber lidar com as situações é ter uma noite saudável.

 

Por essa razão, descanse o suficiente e tenha uma quantidade adequada de sono por dia. Além de melhorar seu foco e sua concentração, você poderá visualizar com mais facilidade o que te incomoda no cotidiano e perceber os reais causadores de estresse.

 

Se o problema está no horário puxado, converse com seu líder e negocie folgas e horários que facilitem seu sono e não prejudiquem suas noites.

 

Caso o problema seja em sua casa, invista em fones para dormir, camas confortáveis e iluminação adequada.

Experimente outro setor

 

Se o maior problema não está no sono, mas sim no que você faz em seu trabalho, experimente atuar em outro setor.

 

Nem sempre a empresa é o principal causador do estresse. Muita das vezes, o problema não está na organização, mas sim, nas pessoas que se relacionam com você e te trazem pensamentos negativos.

Se você atua em indústrias, como uma empresa que fabrica bomba centrífuga, ou máquina de fusão de fibra, ou até mesmo colher de dentina, por exemplo, veja quais oportunidades a empresa oferece e concorra a novas vagas sempre que possível.

 

Outro modo de trocar de setor é conversando com seu líder e sua empresa, com o intuito dos mesmos entenderem a situação e aproveitarem o momento para te desafiar em outra oportunidade de trabalho!

Tenha hábitos saudáveis

 

Quando falamos em hábitos, muitas pessoas tem o costume de relacionar a detalhes pequenos e, que no final, não influenciam em nada da rotina.

 

No entanto, ter o costume de praticar hábitos saudáveis pode acabar com todo seu estresse, inclusive no ambiente de trabalho.

 

Um bom exemplo de um hábito a ser seguido é fazer alguma atividade física ou praticar algum esporte. Outros hábitos estão relacionados a comer saudavelmente, beber muita água, fazer alongamentos, ouvir música, entre outros.

Cuide da sua saúde!

 

Se você está sofrendo por conta do estresse no trabalho, tenha uma boa noite de sono, experimente outro setor, tenha hábitos saudáveis e, especialmente, cuide bem da sua saúde!

 

Todas essas dicas podem contribuir para que sua saúde esteja boa e você consiga realizar seus serviços profissionais sem dificuldades ou impedimentos.

 

E o lembrete mais importante: Esteja sempre em constante mudança! Esse é um dos fatores que mais promovem a melhoria na saúde e no prazer de viver.

 

O que acha de aplicar essas dicas em sua rotina?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

Esse é um dado de grande importância e que mostra como o estresse é um fator que tem prejudicado os profissionais que procuram qualidade de vida.

 

Além disso, o estresse em excesso pode causar derrames, dores, cansaço e até gerar depressão ou crises de ansiedade.

 

Pensando nisso, nós fizemos esse conteúdo para dar algumas dicas de como você pode evitar o estresse no ambiente de trabalho. Confira abaixo!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close