Mercado e TecnologiaPAT

Saiba a necessidade do treinamento para prevenção de acidentes no trabalho

A segurança no trabalho é uma prioridade em todos os setores. Se sua empresa procura se destacar no mercado, é necessário criar campanhas de segurança e estar atento às leis impostas pelos órgãos responsáveis.

 

Além disso, uma das principais etapas para se aplicar um sistema completo de segurança no trabalho são os treinamentos de segurança.

 

Existem diversas pautas sobre a segurança no trabalho, cada uma delas devem ser analisadas conforme às necessidades da empresa e repassada aos funcionários.

 

A partir dos treinamentos e capacitação dos colaboradores, a empresa consegue evitar acidentes de trabalho e garantir a segurança de todos!

 

Continue lendo esse post e entenda mais sobre como fazer treinamentos eficazes de segurança no trabalho!

Qual a importância do treinamento de segurança?

 

Basicamente, o objetivo dos treinamentos de segurança é fazer com que todos os funcionários entendam sobre como é possível conviver em um ambiente seguro e agradável.

 

Normalmente, as pautas dos treinamentos são diversas. Por exemplo: como utilizar o equipamento de proteção individual, como utilizar a cinta de carga corretamente, ou como produzir etiquetas personalizadas com segurança, entre outros.

 

Todas essas pautas possuem a mesma finalidade, que é educar o colaborador a ter atitudes mais seguras e prevenir possíveis acidentes.

 

Além disso, os treinamentos também são a base para a empresa construir uma cultura sólida de segurança e atender a todas às leis trabalhistas!

 

 

Como elaborar um treinamento eficaz

 

Agora que você já sabe a importância de um treinamento de segurança, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a elaborar o seu próprio treinamento:

Comece pelo histórico da empresa

 

Primeiro de tudo, sempre comece um treinamento explicando um pouco sobre o histórico da empresa e como ela está se desenvolvendo no mercado. Isso é essencial, pois passa credibilidade aos funcionários!

Escolha um bom palestrante

 

Se sua empresa possui um talento para palestras, aposte nele para passar todas as informações necessárias.

 

Invista em bons palestrantes e que entendam do assunto a ser tratado, para que as informações fiquem claras e fáceis de serem entendidas.

Veja as pautas necessárias e faça um cronograma

 

Analise quais as pautas mais importantes e quais as que podem ser agendadas, para que o tempo de treinamento não prejudique os funcionários a realizarem suas funções.

 

Além disso, os treinamentos precisam ser repassados de forma periódica, ou seja, com uma frequência que faça os funcionários se lembrarem dos conteúdos.

Separe as pautas por público

 

Se o assunto for extremamente importante, o treinamento precisa ser repassado a todos os colaboradores da empresa.

 

No entanto, se o mesmo se referir a assuntos específicos ou estiver relacionado apenas com um departamento, separe o público e apresente de forma particular. Isso otimiza os processos de treinamento!

Tenha colaboradores treinados

 

Com todas essas informações, você certamente já compreendeu sobre a importância de aplicar os treinamentos de segurança a todos os funcionários da organização.

 

Por meio deles, os colaboradores são conscientizados a terem atitudes e pensamentos que visam o bem e a segurança de todos. Agora só falta praticar o que foi aprendido nos treinamentos!

 

E você, já fez algum treinamento de segurança no trabalho? Gostou do post?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close