Mercado e TecnologiaPAT

Qual a importância e o reflexo da segurança de trabalho

Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição dos países que mais tiveram casos registrados de acidente de trabalho. Cerca de 700 mil empregados sofreram algum tipo de acidente em ambiente profissional. Números preocupantes não é mesmo?

 

Os dados citados acima servem como alerta para as empresas ligarem o sinal de alerta e investirem na tradicional segurança de trabalho. Essa atividade nada mais é que estratégias de proteção e prevenção à vida, a exemplo os EPIs (equipamento de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

 

De modo geral, os grandes donos de negócios precisam buscar formas de se destacar continuamente e, para crescer de forma sustentável, é preciso estar atento também ao ambiente interno da organização. A segurança dos seus profissionais, por exemplo, é uma das formas.

 

O post a seguir vai te ajudar a entender um pouco mais a importância em investir em Segurança do Trabalho. Vamos lá?

Principais benefícios de contar com a Segurança do Trabalho

 

Todo mundo sabe que a segurança em ambiente corporativo é fundamental, não é mesmo? Mas quais são os benefícios de fato? Abaixo, é possível conferir as principais vantagens em contar com um ambiente seguro de trabalho:

Os números de acidentes de trabalho diminuem

 

Não tem muito segredo: a partir do momento que sua empresa inicia diversas ações de segurança no trabalho, os riscos e acidentes em ambiente corporativo diminuem consideravelmente.

 

Ou seja, ao passo que você investe em novos equipamentos de segurança e realiza treinamentos e ações de combate aos acidentes, o empreendimento está reduzindo os riscos na rotina de um trabalho, evitando lesões e doenças nos colaboradores.

 

Um exemplo simples: se um profissional responsável por cabos elétricos passa a investir em equipamentos como luvas, capacetes e roupas apropriadas para o exercício da função, a chance deste profissional se lesionar diminui consideravelmente.

 

Investir em segurança aumenta a produtividade

 

Vamos raciocinar agora: ao passo que os acidentes e doenças em decorrência do trabalho diminuem, o tempo de interrupção da produção também é reduzido. Correto? E isso aumenta a produtividade na empresa.

 

Com menos acidentes e doenças do trabalho na empresa, reduz-se os tempos de interrupção da produção, trazendo maior produtividade ao negócio.

 

No caso de uma empresa que é responsável por fabricar cabos elétricos, por exemplo, quando acontece um acidente de trabalho, muito provavelmente diminuirá o ritmo de produção, tendo em vista que diminuirá o número de funcionários naquele setor.

 

Investir em segurança do trabalho possibilita ao funcionário tempo na empresa, já que eles passam a sofrer menos com acidentes. Logo, as atividades são realizadas sem exigir contratações permanentes ou provisórias.

 

Não hesite quando o assunto é segurança do trabalho. O gasto em ações e equipamentos são investimento, não despesa. Um ambiente seguro e saudável para os funcionários é sinônimo de alta produtividade e sucesso nas vendas.

 

Que tal implementar este método na sua empresa? Uma coisa é certa: os lucros e resultados só tendem a melhorar. Você não vai se arrepender, viu?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close